Entre os dias 1º e 6 de dezembro, o Governo do Estado do Paraná, através da Secretaria de Estado de Saúde do Paraná, em parceria com o Ministério da Saúde, promove a "Semana do Dia D". Nestes dias haverá, em todo o estado, ações estratégicas e medidas sociais que visam controlar a proliferação do Aedes Aegypti. Em Londrina, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do setor de Endemias, desenvolverá uma série de trabalhos de combate ao mosquito e atividades para orientar a população.
As ações ocorrem até o dia 6, o Dia D de mobilização nacional contra a dengue. As atividades vão reforçar o processo permanente de planejamento e estratégias já existentes, com objetivo final de impedir ou diminuir o risco de epidemia de dengue no estado. A agente de gestão pública do setor de Endemias, Lucimara Vasconcelos, diz que a semana em Londrina vai servir como mais uma oportunidade para reforçar para a comunidade a importância da prevenção para evitar a propagação da doença.
No dia 2, às 11h, será realizada na Embrapa, em parceria com o Colégio Estadual Profª Adélia Dionísio Barbosa e o Portal do Poeta Brasileiro, uma atividade de conscientização com um espaço destinado a poesias sobre a dengue desenvolvidas por alunos. Dia 3, a partir das 9h, 25 alunos do Colégio Estadual Dr. Willie Davids (R. Guaranís, 874 - Vila Casoni) vão fazer uma ação de divulgação junto à comunidade escolar, levando informações aos comércios e moradores da região.
Leia mais:
Saúde do homem é tema de live com médicos londrinenses em novembro
Diabetes atinge mais de 36 mil londrinenses
Atendimento a dependentes de apostas cresce sete vezes no SUS, com alta entre mulheres
Aumento de casos de coqueluche pode estar ligado à perda de imunidade vacinal e cobertura insuficiente
No dia 4, a partir das 7h, a UBS Panissa/Maracanã (Rua Ginástica Olímpica nº 195 – Jardim Maracanã) terá agentes de saúde oferecendo informações para educar a população local sobre os cuidados básicos necessários para evitar e eliminar os criadouros do vetor. Da mesma forma, no dia 5, às 8h30, a Farmácia Popular de Londrina (Rua Minas Gerais, 29), local por onde passam, diariamente, cerca de 400 pessoas, e o Hospital da Zona Norte (Rua Odilo Braga, 199) terão ações de conscientização para a comunidade que utiliza seus serviços.
Para encerrar a Semana, no dia 6, o Dia D nacional de combate à dengue, várias ações vão tomar o Calçadão de Londrina em um grande mutirão para divulgar e informar a população e os comerciantes locais. De acordo com o coordenador do setor de Controle de Endemias, Nino Ribas, simultaneamente às ações no Calçadão, haverá equipes de endemias espalhadas pelo município realizando trabalho de limpeza e remoção de criadouros do mosquito da dengue, bem como orientando os moradores.