Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
'Protege'

Londrina: MP propõe implantação de sistema de registro para internações psiquiátricas involuntárias

Redação Bonde com MP-PR
26 jul 2016 às 15:50

Compartilhar notícia

- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Ministério Público do Paraná (MP-PR) promove nesta quarta-feira (27), em Londrina, reunião para discutir a implantação do Sistema Protege. Trata-se de um cadastro informatizado que permite o acompanhamento de casos de internação psiquiátrica involuntária, registrando o ingresso do paciente na rede de saúde e a respectiva alta.

Para que o sistema seja adotado em Londrina, o MP-PR reunirá os promotores de Justiça do município e de Rolândia, bem como os diretores de hospitais psiquiátricos e das secretarias municipais e estadual de Saúde. Eles conversarão sobre o tema com o coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Proteção à Saúde Pública, Marco Antonio Teixeira. O encontro será às 8h30, na sede do MP-PR em Londrina (rua Capitão Pedro Rufino, 605).

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade


A Lei Federal 10.216/2001 e a Portaria 2.391/2002, do Ministério da Saúde, obrigam os estabelecimentos de saúde a comunicar ao Ministério Público, em até 72 horas, o ingresso de paciente com internação psiquiátrica involuntária. Entretanto, esse registro era realizado de forma manual e desarticulada, o que dificultava o acesso a informações precisas a respeito do número de internações e dos pacientes.

Leia mais:

Imagem de destaque
Estudo

Famílias que ganham até R$ 1.200 por mês usam 82% dos recursos aplicados no SUS

Imagem de destaque
Novos focos

Novo plano para combater câncer de colo do útero tem foco em rastreio e vacina

Imagem de destaque
Vítimas menores de 14 anos

Brasil registra mais de 11 mil partos resultantes de violência sexual, diz pesquisa

Imagem de destaque
Alerta

Sesa reforça gratuidade dos serviços ofertados pelo SUS

Para aperfeiçoar os procedimentos, o MP-PR criou o "Sistema Protege – Proteção à Pessoa Acometida de Transtorno Mental para Registro das Internações Psiquiátricas Involuntárias", possibilitando que as unidades de saúde façam o registro das informações num mesmo canal, de forma padronizada e informatizada. Iniciada em dezembro do ano passado, em Curitiba, a implantação do Sistema Protege deverá ser estendida paulatinamente, até o final do ano, a todas as cidades paranaenses em que há hospitais e clínicas que recebem pacientes que demandam internação psiquiátrica.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo