A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) e as secretarias de Saúde, Agricultura, Obras e Ambiente vão atuar neste sábado (dia 2) nos bairros Marizia 1 e 2, Kase, Guaratuba, Arabela, Social, Souza Coelho e Vila Rica, no quadrilátero compreendido entre as Avenidas Brasília e Dez de Dezembro e as ruas Ermelindo Leão e Tapuias – região central da cidade. Cerca de mil domicílios serão vistoriados na operação.
A ação de combate à dengue segue na região central onde o índice de infestação do mosquito transmissor da doença está entre os mais altos – superior a 12%. A equipe de cerca de 160 pessoas, formada por agentes de endemias da secretaria da Saúde, educadores, agentes do setor de operações e de trânsito da CMTU vai estar na região a partir das 8 horas. Os trabalhos serão encerrados às 14 horas.
Durante o Mutirão Integrado serão desenvolvidos vários trabalhos. Praças, fundos de vale e terrenos baldios serão roçados e limpos. Os agentes de endemias, educadores e voluntários da própria comunidade vão fazer visitas domiciliares visando a conscientização dos moradores sobre a importância dos cuidados para evitar a proliferação do mosquito transmissor da dengue.
Leia mais:
Hemepar faz alerta para doação de sangue antes das festas de fim de ano
Ministério da Saúde amplia de 22 para 194 serviços voltados à população trans no SUS
Um sucesso, diz médico de Lula sobre procedimento na cabeça para evitar novos sangramentos
Opas se preocupa com aumento de casos de dengue, oropouche e gripe aviária nas Américas
Os moradores poderão colocar recicláveis e entulhos diversos para recolhimento durante o período da ação. No entanto, a CMTU alerta a população para não dispor na rua equipamentos da linha branca (geladeira e fogão, por exemplo), pois não poderão ser recolhidos neste mutirão. Ao todo 16 caminhões, tratores e pás carregadeiras da a CMTU e secretarias de Obras, Agricultura e Ambiente vão fazer a limpeza e recolhimento.
No primeiro mutirão, no sábado (dia 26), 24 caminhões de lixo, madeiras e entulhos diversos foram retirados. Cada caminhão tem capacidade para aproximadamente 6 metros cúbicos de material.