A Secretaria de Saúde promove no sábado (9) o Mutirão Integrado de Combate à Dengue nos Conjuntos Habitacionais Ernani Moura Lima e José Bonifácio e Silva, região leste da cidade. A operação será das 8h às 14h, com parceria das secretarias de Obras, Agricultura, Ambiente e Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU). Serão feitas visitas domiciliares, mutirão de limpeza, inseticida e trabalhos educativos.
Os trabalhos vão acontecer no perímetro formado pelas ruas Lusmar Gomes Dias, avenida Jamil Scaff, rua João da Silva Godoy, proximidades da rua Leontina da Conceição Gayon e Residencial Santos Dumont. Neste mutirão não serão recolhidos itens da linha branca, como geladeiras, fogões e aparelhos de microondas. Portanto, pede-se que a população não coloque estes produtos na rua. No dia 8 de março os agentes de endemias estarão realizando trabalho de divulgação nos imóveis citados.
O trabalho envolve cerca de 160 pessoas, entre equipes da diretoria de operações, agentes municipais de trânsito da CMTU e agentes do setor de endemias, da Secretaria de Saúde. A ação será realizada em aproximadamente 925 residências para cerca de 4 mil moradores. As secretarias de Obras, Agricultura e Ambiente participam da ação disponibilizando equipamentos e veículos.
Leia mais:
Nísia Trindade descumpre promessa de disponibilizar medicamentos de câncer de mama no SUS
Estudo mostra correlação entre perda de músculo e maior risco de demência
Novos planos de saúde poderão ser cancelados com duas mensalidades atrasadas
Saúde confirma morte de homem em decorrência da dengue em Cambé
As equipes vão atuar nas áreas públicas, terrenos baldios e pontos de descarte irregular de resíduos promovendo a limpeza. Paralelamente os agentes de endemias vão visitar os domicílios para vistoriar e orientar os moradores.
A equipe de Operação de Inseticida realizará vistoria e aplicação de inseticida com ação residual em Pontos Estratégicos como borracharias, ferros-velhos e recicladoras. O fumacê costal será aplicado para contenção de barreiras, evitando a emigração do vetor para outras localidades. Educadores de bairro estarão realizando divulgação em entidades religiosas/comércios/empresas/lideranças comunitárias.
No sábado (9), também será realizado trabalho de recuperação dos imóveis fechados referentes ao mês de fevereiro. Ao todo, serão 54 agentes atuando na atividade. Serão vistoriados diversos bairros na região central, incluindo Vila Nova, Vila Brasil e jardim Petrópolis. Na região norte, receberão o trabalho o jardim Ilda Mandarino, Presidente Vargas e jardim Coliseu. Para a região oeste, os agentes farão a recuperação no Conjunto Habitacional Santa Rita e jardim Santo André.