A Secretaria Municipal de Saúde participa da 6ª edição da campanha "Outubro Rosa" em Londrina entre os dias 13 e 17 em prol da prevenção do câncer de mama e colo de útero. Serão realizadas atividades nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), ações educativas, exames clínicos, solicitação de mamografia e coleta de preventivo.
"Todas as UBSs terão atividades instrutivas como rodas de conversas, debates e palestras para informar as mulheres sobre a gravidade da doença e a importância em se fazer os exames necessários. Além disso, serão organizadas caminhadas pela cidade", disse Lilian Nellessen, coordenadora de Saúde da Mulher, da Secretaria de Saúde.
Ela explicou que as ações servem para intensificar a abordagem de um tema importante nesta época do ano, sendo uma extensão dos trabalhos já realizados em unidades de saúde por grupos locais. As atividades têm como público prioritário mulheres da faixa etária de 25 a 64 anos que realizaram exame preventivo de colo de útero há mais de três anos, e mulheres de 50 a 69 anos que fizeram a última mamografia há mais de dois anos.
Leia mais:
Hemepar faz alerta para doação de sangue antes das festas de fim de ano
Ministério da Saúde amplia de 22 para 194 serviços voltados à população trans no SUS
Um sucesso, diz médico de Lula sobre procedimento na cabeça para evitar novos sangramentos
Opas se preocupa com aumento de casos de dengue, oropouche e gripe aviária nas Américas
Em 2012, 522 mil mulheres morreram vítimas do câncer de mama, e cerca de 1,7 milhão foram diagnosticadas com o tumor. As chances de cura para aquelas que têm o diagnóstico precoce são até 90% maiores. Daí a importância da realização dos exames que apontam a presença do tumor com frequência. A programação da Secretaria de Saúde está sendo coordenada pela Direção de Atenção Primária à Saúde (Daps). É possível acompanhar todas as ações da campanha pelo site www.outubrorosalondrina.com.br.