Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Faça o teste

Londrina realiza campanha de testagem rápida de Infecções Sexualmente Transmissíveis

Redação Bonde com N.com
05 ago 2021 às 14:17
- Vivian Honorato/ N.com
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Londrina fará uma campanha de testagem rápida para o diagnóstico precoce das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) em alusão ao Dia Internacional da Juventude, celebrado em 12 de agosto. A data visa sensibilizar os jovens sobre a importância de eles assumirem a responsabilidade quanto ao futuro do planeta e sobre sua saúde. A campanha acontecerá a partir da próxima segunda-feira (9), se estendendo até quinta-feira (12).


Para isso, o Centro de Testagem e Aconselhamento Dr. Bruno Piancastelli Filho (CTA) vai ampliar os horários para agendamento dos testes rápidos. Durante a ação, o atendimento será feito das 7h às 18h, na sede do CTA, que fica na Alameda Manoel Ribas, 01, segundo piso, na região central de Londrina.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A iniciativa faz parte da Campanha Fique Sabendo, que busca estimular a população a fazer testes rápidos para o diagnóstico precoce das ISTs, como a HIV/aids, sífilis e as hepatites virais. Segundo o Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde, referente a 2020, 920 mil pessoas vivem com o HIV no Brasil. Destes, o grupo mais afetado pela doença são os jovens, entre 20 a 24 anos de idade. Esse segmento concentra quase 30% dos casos positivos no país.

Leia mais:

Imagem de destaque
Agência Nacional de Vigilâcia Sanitária

Entenda o que é a Anvisa, agência que regula remédios, vacinas e comida

Imagem de destaque
Aedes avança pelo PR

Saúde confirma oito mortes por dengue em Londrina e Rolândia; confira dados do boletim

Imagem de destaque
Saiba mais

Tande, campeão olímpico de vôlei, sofre infarto

Imagem de destaque
Saiba mais

Confira quais são os direitos do consumidor na venda da operadora de plano de saúde


Em Londrina, de acordo com dados oficiais, de 1º de janeiro de 2021 até a última quarta-feira (4), 1.453 pessoas realizaram o teste rápido para HIV, sendo que 59 positivaram para o vírus da aids. Destes, 55 eram homens e quatro, mulheres. A maioria das pessoas infectadas pelo vírus HIV tem entre 15 e 29 anos, sendo que esse segmento representa 63,63% do total. Além deles, 18% têm de 30 a 34 anos; 5,45% têm idades entre 35 e 39 anos; e 9% estão na faixa de 40 a 44 anos.

Publicidade


Através do exame de sangue VDRL (Venereal Disease Research Laboratory), o CTA detectou também a infecção por sífilis em 131 pessoas de Londrina. Destas, 114 são homens e 17 mulheres. Quanto à hepatite B, duas pessoas tiveram a confirmação da doença, sendo um homem e uma mulher, enquanto oito positivaram para hepatite C, sendo seis homens e duas mulheres.


"Apesar de os jovens terem informações sobre como evitar o contágio por HIV e sífilis, eles podem ter pedido o medo dessas doenças, enquanto a geração mais velha se lembra bem das formas mais graves, que na época não tinham tratamento. O HIV levou à morte diversos ídolos de uma geração, como foi o caso do Cazuza e do Freddie Mercury. Por isso, estamos enfatizando a importância de os jovens fazerem os testes rápidos, especialmente nessa campanha, que é voltada a eles”, explicou o enfermeiro do CTA, Edvilson Cristiano Lentine.


Testes gratuitos – O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece a toda a população testes rápidos e gratuitos para a detecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis. Para realizá-los, não é necessário estar em jejum. Basta apenas agendar o horário no site da Prefeitura de Londrina, no banner "CTA”, ou clicando aqui, e comparecer no dia e hora marcados, utilizando máscara facial de proteção e portando um documento de identificação com foto (RG ou Carteira de Motorista).

Na próxima semana, quem participar da campanha vai receber um kit contendo materiais informativos, preservativos masculino e feminino e gel lubrificante para as relações sexuais. Os exames são realizados de acordo com as normas do Ministério da Saúde, com produtos registrados e controlados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA/MS). Eles levam cerca de 30 minutos. Quem não puder comparecer no horário agendado deve avisar, previamente, ao CTA.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade