A secretaria de Saúde deu início nesta quarta-feira (16) ao projeto "É Londrina no combate à Dengue", que prevê ações integradas de prevenção da doença no município, com realização de um mutirão.
São 50 profissionais trabalhando diariamente, com objetivo de limpar aproximadamente 1.500 casas por semana. Porém, de acordo com o coordenador de Endemias, Elson Belisário, a maior concentração da equipe de endemias está nos fundos de vales e terrenos baldios. "Existe muito material depositado incorretamente nesses locais. Os mosquitos utilizam esses objetos para se desenvolverem e, como os fundos de vales ficam muito próximos das residências, a atenção precisa ser redobrada", afirma.
Esta semana, a equipe do multirão passa pelo jardim Marabá, região leste, nos dias 16 e 17, e por Lerroville, região rural, na próxima sexta-feira (18). "Serão removidos materiais que são possíveis criadouros do mosquito da dengue. Iremos entrar nos quintais e retirar esses materiais junto com o morador. Recolheremos apenas os objetos que acumulam água", explica o coordenador.
Leia mais:
Pimenta diz não ver necessidade por ora de afastamento de Lula da Presidência após cirurgia
Com 1.176 casos de dengue, regional de Londrina lidera registros de dengue no Paraná
Lula evoluiu bem à cirurgia, está estável e conversa normalmente, dizem médicos
'Presidente encontra-se bem', diz boletim médico após cirurgia de Lula
Belisário disse que o objetivo dessas ações é que Londrina chegue, no mês de janeiro, com a situação da dengue estável. "Quanto mais diminuímos os locais de criadouros, menores serão os riscos de casos de dengue na cidade".
O coordenador de endemias alertou, ainda, a importância da participação da população nesse combate. "Os moradores dos lugares que estão recebendo a equipe do mutirão devem ajudar a retirar os materiais e colocar na calçada para serem recolhidos. Lembrando que o cidadão é o próprio agente do seu domicilio e deve estar atento quanto à limpeza do seu quintal e a destinação correta dos objetos", concluiu.
Cronograma dos mutirões:
16 e 17 de novembro – Região Leste - Área de abrangência da UBS do Marabá
18 de novembro – Região Rural - Lerroville
22 e 23 de novembro – Região Norte - Área de Abrangência da UBS Parati
29 e 30 de novembro – Região Oeste – Jardim Santiago
06 e 07 de dezembro – Região Central - CSU
13 e 14 de dezembro – Região Sul - União da Vitória
20 e 21 de dezembro – Região Leste - Armindo Guazzi
27 e 28 de dezembro – Região Norte - Vivi Xavier