Pesquisar

Canais

Serviços

Já está na cidade

Londrina recebe mais um cubano do programa "Mais Médicos"

- Divulgação
Samara Rosenberger - Redação Bonde
07 mar 2016 às 13:20
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade

Londrina acaba de receber mais um cubano pelo programa "Mais Médicos". O profissional, que já possui Registro Único do Ministério da Saúde (RMS) - documento que habilita estrangeiros e brasileiros formados no exterior a trabalhar no País - desembarcou na cidade na última semana.

Continua depois da publicidade

Entretanto, antes de começar a atender à população, ele passará por um processo de adaptação. "Mesmo com a situação devidamente regularizada, é preciso conhecer o funcionamento da rede. É um período de acolhimento", explica Valéria Barbosa, assessora médica da Diretoria de Atenção Primaria à Saúde.


Francisco Amauris Castillo Socarras tem 39 anos, graduou-se em 2007 e já passou pela Venezuela. O contrato no Brasil tem duração de três anos. Ele receberá R$ 10.513,01, valor da bolsa-formação reajustado em janeiro.


Atualmente, 28 profissionais atuam na cidade pelo programa do Governo Federal, sendo 14 cubanos, 10 brasileiros e quatro advindos do Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (Provab). O limite é de 30 contratações. "Nesta semana, haverá uma segunda chamada e, em abril, a terceira. Assim completaremos a cota estabelecida", acrescenta o secretário municipal de Saúde, Gilberto Martin. "Quem delimita o número de profissionais é o Ministério. Para nós, quanto mais melhor, porque é uma forma da União nos ajudar a pagá-los e reforçar o atendimento de saúde básica, que é o setor mais deficiente".

O objetivo é cobrir o déficit de 75 profissionais. "De novembro para cá, já chamamos em torno de 20", argumenta o gestor da pasta. Ele ainda lembra que a Prefeitura realizou concurso público no último mês, visando a contratação de mais 53 médicos. O resultado já foi homologado e os candidatos têm até amanhã para apresentar recursos em caso de discordância.


Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade