O prefeito de Londrina, Alexandre Kireeff, juntamente com o secretário municipal de Saúde, Mohamad El Kadri, entregaram na manhã desta segunda-feira (18), duas vans com capacidade para 14 passageiros, que serão utilizadas para o transporte sanitário do município. A entrega aconteceu entrada da prefeitura, no Centro Cívico.
As duas vans Peugeot Boxer vão transportar os profissionais da rede municipal de saúde que atendem à população da zona rural, além de fazer o transporte de usuários que moram na região rural e precisam se descolar até a cidade para fazer consultas e exames. Até então, esse transporte era feito por veículos como Kombi e carros menores.
Os veículos custaram R$ 120 mil cada, incluídos os valores de emplacamento e legalização, e foram adquiridos através de recursos do Programa de Qualificação da Atenção Primária à Saúde (APSUS), do governo estadual, disponibilizados no ano passado, com apoio de Luiz Eduardo Cheida, deputado estadual na época. A contrapartida do município será feita através da manutenção e da disponibilização de motoristas.
Leia mais:
Acesso à internet pode melhorar a saúde mental de pessoas acima de 50 anos, diz estudo
Hormonologia, sem reconhecimento de entidades médicas, se espalha nas redes e tem até congresso
58 milhões de vacinas da Covid vencem no estoque federal; perda nos municípios é maior
Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil é neste sábado
O prefeito de Londrina, Alexandre Kireeff, ressaltou que as vans vão atender a comunidade da zona rural de Londrina, que precisa se deslocar para a cidade para fazer consultas, exames e outros serviços de saúde. Ele destacou ainda que os veículos também vão facilitar para que os profissionais da área da saúde cheguem até os distritos, ampliando a oferta de serviços do município.
Kireeff falou, também, sobre a importância do planejamento para a renovação e ampliação da frota de veículos. "Um dos aprimoramentos que nós temos que deixar na Prefeitura é o planejamento da renovação e ampliação permanente da frota para os próximos 10 anos. Temos que tornar isso uma cultura permanente na Prefeitura de Londrina."
Para ele, uma das maiores fragilidades da gestão pública é a falta de cuidado na manutenção, tanto dos prédios públicos quanto dos equipamentos. Kireeff defendeu que o planejamento é muito importante para que os processos tenham uma rotina de manutenção, renovação e ampliação planejada e prevista no orçamento, para que se possa manter os serviços para a população.
O secretário municipal de Saúde, Mohamad El Kadri, ressaltou que o transporte com estas vans poderá ser feito com maior comodidade e facilidade para os usuários e trabalhadores. "Esperamos, em breve, estar renovando a outra parte da frota, que serão os carros para o Programa Saúde da Família, e da frota do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU)."
A chefe da Seção de Ações Estratégicas e Redes de Atenção (SCAERA), da 17ª Regional de Saúde, da Secretaria de Estado da Saúde, Luciene Andreade, destacou este é um momento muito importante para o Estado, por incentivar a qualificação da atenção primária. "Parabenizo o município de Londrina pela iniciativa."
A representante do Conselho Estadual de Saúde, Rosalina Batista, destacou que a política de fortalecimento da atenção primária à saúde é uma luta. "Nas diversas pré-conferências que realizamos na zona rural o pedido da comunidade para este transporte era frequente, então, para nós, estas aquisições representam uma ação consolidada."
Para a diretora em exercício da Atenção Primária à Saúde (Daps), Eliana Marussi, as vans vão garantir maior agilidade no deslocamento dos profissionais, porque serão transportadas mais pessoas de uma única vez. Ela explicou que as vans faziam falta porque há muitos trabalhadores da saúde e pacientes da zona rural que têm apenas a unidade básica como referência em atendimentos no Sistema Único de Saúde (SUS), dada à distância da zona rural até a urbana.
Estiveram presentes na solenidade, secretários municipais, administradores distritais, além de diversos profissionais da área da saúde do município.