Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Atenção redobrada

Londrina registra novo caso de dengue com sinal de alarme

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
15 out 2019 às 15:52
- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O boletim epidemiológico semanal divulgado nesta terça-feira (15) pela Secretaria da Saúde do Paraná registra 682 casos confirmados de dengue no Estado. O aumento em relação ao informe anterior é de 14,43%; com 86 casos a mais que na semana passada.

226 municípios do Paraná apresentam notificações para a doença e 108 têm casos confirmados.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O município de Londrina mostrou nesta semana um caso de dengue com sinal de alarme. Nesta fase, o paciente apresenta sintomas como dores abdominais fortes e contínuas, vômitos persistentes e acúmulo de líquido no corpo, sinalizando que pode evoluir para a forma grave . Estes sinais ocorrem, geralmente, entre o 3º e 5º dia da doença.

Leia mais:

Imagem de destaque
Aprovação dos moradores

Londrina se prepara para implementar Método Wolbachia de combate à dengue

Imagem de destaque
Ex-BBB

Linn da Quebrada anuncia pausa na carreira para tratar depressão

Imagem de destaque
Entenda

Após indiciamento de Bolsonaro, PGR pede mais apuração sobre fraude em cartão de vacina

Imagem de destaque
Doença avança

Boletim da Dengue: regional de Londrina contabiliza mais de 25 mil casos em uma semana


Foz do Iguaçu teve 2 casos de dengue grave. Neste tipo de dengue, além dos sintomas clássicos, como febre e dores no corpo, os pacientes necessitam de maiores cuidados em leitos de observação ou internação. A dengue grave apresenta sintomas como sangramentos, palidez, sudorese, dificuldade de respirar e comprometimento de alguns órgãos.

Publicidade


Dois municípios seguem em situação de epidemia: Santa Isabel do Ivaí, com 35 casos autóctones (as pessoas contraíram a doença na cidade onde moram), e Inajá, com 16 casos também autóctones.


Além disso, doze municípios seguem em situação de alerta; Uniflor e Quinta do Sol entraram para a relação nesta semana. Os outros dez que estão sem alerta são: Lindoeste, Juranda, Nova Cantu, Douradina, Indianópolis, São Carlos do Ivaí, Floraí, Flórida, Florestópolis e Uraí.

Publicidade


O Paraná totaliza 5.972 notificações para a dengue.


"O Governo do Estado pede a atenção de toda a população para dengue; reforçamos semanalmente, junto com o boletim, a orientação para que todos verifiquem os recipientes que acumulam água parada em seus quintais e residências. Estes locais são propícios à formação de novos criadouros e da proliferação do mosquito transmissor da doença e, na próxima estação, com os dias ainda mais quentes, abafados e chuvosos, os casos de dengue podem aumentar ainda mais. Precisamos eliminar urgentemente os criadouros para evitarmos a dengue; está é uma missão de todos nós”, afirma o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

Publicidade


No Estado, quase 80% dos criadouros estão nos imóveis residenciais e comerciais. "A mudança comportamental da população em relação à remoção dos criadouros é fundamental sempre e mais ainda neste momento que antecede o verão e favorece o desenvolvimento do vetor”, complementa a coordenadora de Vigilância Ambiental da Sesa, Ivana Belmonte.


Os criadouros se formam em todo recipiente que acumula água parada como: pratos de vasos de plantas, lixeiras dentro e fora de casa, coletor de água e do ar condicionado, ralos, lajes, calhas e pneus velhos, entre outros.


Dengue -

A dengue é atualmente a arbovirose mais prevalente no país. É transmitida pela picada do mosquito "Aedes aegypti” e apresenta como principais sintomas: febre alta com início súbito, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, náuseas e vômitos e dores nos ossos e articulações.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade