Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Carnaval

Londrina: Saúde lança campanha contra HIV e DST

Redação Bonde com N.Com
05 fev 2013 às 16:14

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Durante o carnaval, a Prefeitura de Londrina vai realizar a campanha de prevenção à HIV e às Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST). O tema elaborado pelo Ministério da Saúde, neste ano, é "A Vida é Melhor Sem Aids. Proteja-se. Use sempre a camisinha". O objetivo é entregar o maior número de preservativos possíveis, além de informar a população sobre as formas de contágio dessas doenças.

O Município conta com 70 mil preservativos para a distribuição, mas a entrega depende do número de pessoas que participarão das festividades. Cerca de 20 profissionais da saúde estarão distribuindo os preservativos, leques e panfletos com informações educativas, das 19h às 23h, no Autódromo Internacional Ayrton Senna.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"É importante distribuir preservativos e ressaltar a importância do uso da camisinha, porque o carnaval é um período de festa e um momento em que há exposição às drogas lícitas e ilícitas mais facilmente. E, geralmente, quando a pessoa está sob o efeito dessas substâncias tende a manter relações sexuais eventuais sem proteção. Além disso, quanto mais jovem e mais saudável for o indivíduo, mais tempo demorará para apresentar os sintomas da HIV, o que pode levar ao contágio de outras pessoas", esclareceu a gerente do Programa Municipal DST/HIV/AIDS/Hepatites virais e Tuberculose da Secretaria de Saúde, Regina Cortez.

Leia mais:

Imagem de destaque
Estudo

Famílias que ganham até R$ 1.200 por mês usam 82% dos recursos aplicados no SUS

Imagem de destaque
Novos focos

Novo plano para combater câncer de colo do útero tem foco em rastreio e vacina

Imagem de destaque
Vítimas menores de 14 anos

Brasil registra mais de 11 mil partos resultantes de violência sexual, diz pesquisa

Imagem de destaque
Alerta

Sesa reforça gratuidade dos serviços ofertados pelo SUS


De acordo com o último perfil epidemiológico de Londrina, até dezembro de 2012 foram registradas 2.048 pessoas com HIV positivo, sendo que 1.388 são homens e 660 são mulheres. O público mais atingido pela doença está na faixa etária dos 30 a 39 anos. Mas há um aumento significativo entre os jovens de 15 a 19 anos. De acordo com o Ministério da Saúde, estima-se que para cada pessoa infectada há outras cinco que podem estar com o vírus.

Publicidade


"Em Londrina, deve haver mais de 10 mil pessoas infectadas com o HIV, que desconhecem a doença, porque os sintomas podem demorar até 10 anos para aparecer. Por isso, enfatizamos a importância do uso do preservativo e da realização dos testes rápidos", disse a gerente.


Durante o mês de janeiro deste ano, mais de 230 londrinenses fizeram o teste rápido para diagnóstico do HIV, no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA). Os cidadãos podem procurar também as Unidades Básicas de Saúde (UBS) para fazer o exame.

Os testes rápidos para HIV, Sífilis, Hepatite B e Hepatite C são gratuitos e podem ser realizados de segunda a quinta-feira, às 8h30 ou às 11h. É preciso apresentar um documento com foto, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e chegar com meia hora de antecedência. Não é preciso estar em jejum para realizar o exame. O CTA fica na Alameda Manoel Ribas, 01. Mais informações e esclarecimentos podem ser obtidos pelo telefone (43) 3378-0146.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo