Um mutirão organizado pela Prefeitura de Londrina está realizando testes rápidos para a detecção de hepatites B e C, HIV e Sífilis nas Unidades Básicas de Saúde de todas as regiões da cidade e distritos. A ação coletiva, iniciativa da Diretoria de Atenção Primária à Saúde (DAS) e o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), começou nesta segunda-feira (21) na Unidade Básica de Saúde (UBS) da Vila Ricardo, na região leste, e continua até o dia 28 de julho, quando é comemorado o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites.
A intenção do mutirão é alertar as pessoas para a importância da detecção e vacinação de hepatites virais, papel essencial desempenhado pelas equipes de atenção básica que atuam na prevenção, vigilância, diagnóstico e acompanhamento dos portadores de hepatites. Além dos testes rápidos, os profissionais das equipes de Saúde da Família (PSF) e do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) realizarão ações educativas para conscientizar e orientar a população em escolas, igrejas e grupos de apoio.
As Unidades de Saúde de Londrina têm disponíveis os marcadores virais para a detecção das hepatites virais e, desde janeiro de 2013, realizam o teste rápido de triagem para hepatite B e C.
Leia mais:
Atendimento a dependentes de apostas cresce sete vezes no SUS, com alta entre mulheres
Aumento de casos de coqueluche pode estar ligado à perda de imunidade vacinal e cobertura insuficiente
Saúde alerta para a necessidade da vacinação contra a coqueluche para conter o aumento de casos
Falta de Ozempic em farmácias leva pacientes à busca por alternativas
Tipos de hepatites virais
As hepatites virais são doenças provocadas por diferentes tipos de vírus, sendo os tipos A, B, C, D e E os mais comuns. Todos eles agem nas células do fígado, mas apresentam características distintas, que são classificadas em dois grupos, com base nas formas de transmissão. O primeiro reúne as hepatites A e E - transmitidas de modo fecal-oral (devido às condições de saneamento básico e higiene pessoal); O segundo grupo engloba as hepatites B, C e D, de transmissão sanguínea (de mãe para filho durante gravidez e parto, contato sexual, procedimentos cirúrgicos, hemodiálise, transfusão de sangue, entre outras causas).
Os sintomas são pouco frequentes tanto nas infecções agudas quanto crônicas, mas quando aparecem podem caracterizar coloração amarelada da pele e das mucosas, da urina e das secreções corporais, fadiga, dor abdominal, náusea e vômitos, entre outros.
Programação geral
Zona Urbana
21/07 das 9h às 15h - UBS da Vila Ricardo (rua Rosa Branca, 246, região leste)
22/07 das 9h às 15h - UBS do Parque Ouro Branco (rua dos Alpes, 570, região sul)
23/07 das 9h às 15h - Centro Comunitário Aquiles (rua Virgílio Perin, 935, região norte)
24/07 das 9h às 15h - UBS do Jardim do Sol (rua Plutão, 245, região oeste)
28/07 das 9h às 15h - Centro de Testagem e Aconselhamento (av. Manoel Ribas, 01, região central)
Zona Rural
23/07 das 8h30 às 12h - Regina
24/07 das 8h às 12h - Paiquerê
24/07 das 8h às 12h – Guaravera
24/07 das 9h às 12h e das 13h30 às 14h30 – São Luiz
24/07 das 7h às 11h e das 14h às 16h – Warta
24/07 das14h às 15h - Lerroville
26/07 das 8h às 14h – Maravilha
28/07 das 8h às 12h – Selva