A Secretaria Municipal de Saúde promove, neste sábado (30), o Dia D de Vacinação contra a gripe. Entre 8h e 14h, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) estarão abertas, inclusive na zona rural, aplicando imunização contra gripe.
Para 2016, a meta é vacinar 142.244 pessoas dentro do público-alvo da campanha, o que corresponde a 80% de cada grupo prioritário. Às 8 horas, o secretário municipal de Saúde, Gilberto Martin, estará participando da ação na UBS do jardim do Sol, na rua Via Láctea, 877.
O Ministério da Saúde estabeleceu como público-alvo da vacina trivalente contra a gripe as crianças com idade entre seis meses a quatro anos, onze meses e 29 dias, gestantes e puérperas, idosos com 60 anos ou mais, trabalhadores que atuam na área da saúde e funcionários do sistema prisional, população indígena, pessoas com doenças crônicas e população privada de liberdade.
Leia mais:
Crise climática afeta de forma desproporcional saúde de pessoas negras e indígenas no Brasil, aponta análise
Brasil tem estabilidade de casos de dengue, mas especialistas alertam para aumento em breve
Acesso à internet pode melhorar a saúde mental de pessoas acima de 50 anos, diz estudo
Hormonologia, sem reconhecimento de entidades médicas, se espalha nas redes e tem até congresso
Segundo a coordenadora de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Sônia Fernandes, são exemplos de doenças crônicas como diabetes, cardiopatia, doença pulmonar obstrutiva crônica e pacientes renais crônicos. "Para receber a vacina, as pessoas que não fazem acompanhamento na UBS devem levar uma solicitação médica que conste a doença e a necessidade da vacina", explicou.
No caso de puérperas, Sônia esclareceu que trata-se da parturiente até 45 dias após o parto. "Embora o recém-nascido não seja imunizado diretamente, ele também fica protegido contra a gripe quando a mãe recebe a vacina", afirmou.
Além da vacinação contra gripe, outras vacinas poderão ser aplicadas durante a ação. É preciso apresentar a Carteira de Vacinação, e as puérperas também devem levar a declaração de nascido vivo ou o registro de nascimento da criança. A campanha de vacinação contra Influenza permanece até o dia 20 de maio.