Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Veja onde vai ser

Londrina terá mutirão de vacinação contra gripe e sarampo neste sábado

Redação Bonde com N.Com
27 abr 2022 às 10:07
- Geraldo Bubniak/AEN
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Londrina terá um mutirão de vacinação contra o sarampo e a gripe neste sábado (30). Das 8h às 17h, vão estar abertas 20 UBS (Unidades Básicas de Saúde) de todas as regiões da área urbana para aplicação das doses (veja a lista abaixo). O atendimento será por livre demanda, portanto, não será preciso marcar horário com antecedência. O objetivo é ampliar a cobertura vacinal no município, segundo a prefeitura.


No dia da ação, é preciso levar um documento pessoal de identificação (RG ou, em caso de crianças, certidão de nascimento) e, se possível, a caderneta de vacinação. O atendimento será por ordem de chegada. Vale lembrar que a dose contra o sarampo pode ser aplicada no mesmo dia que da gripe, sem necessidade de intervalos.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Se a pessoa tiver comorbidades ou doenças crônicas e for receber a dose contra gripe, mas não faz acompanhamento na rede municipal de saúde, deve ter em mãos um laudo médico atestando a doença ou a receita dos medicamentos de uso contínuo.

Leia mais:

Imagem de destaque
Saiba mais

Anvisa discute regulamentação de cigarro eletrônico no Brasil

Imagem de destaque
Pacientes de até 12 anos

Unimed Londrina inaugura nova unidade de atendimento pediátrico 24 horas

Imagem de destaque
Entenda

Saúde não vai ampliar faixa etária de vacinação contra a dengue no PR

Imagem de destaque
Municípios decidem estratégias

Saúde amplia vacina contra a dengue com vencimento até 30 de abril para 4 a 59 anos


A campanha contra influenza teve início em 2 de abril. Desde então, até esta terça-feira (26), haviam sido aplicadas 42.629 doses em idosos e 4.136 nos profissionais e trabalhadores de saúde. Este último grupo foi imunizado com 405 doses da vacina contra o sarampo.

Publicidade


De acordo com a diretora de Vigilância em Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde, Fernanda Fabrin, a finalidade da vacinação contra a influenza é prevenir o surgimento de complicações e óbitos, minimizar a carga viral da doença, além de reduzir sobrecarga sobre os serviços de saúde. “Já o intuito da vacinação contra o sarampo é interromper a circulação ativa do vírus do sarampo no país, minimizando a carga da doença, protegendo a população, além de reduzir a sobrecarga dos serviços de saúde em decorrência de mais esse agravo. Esta situação evidencia a necessidade de esforços para a interrupção da circulação viral e, assim, ser possível pleitear a recertificação como país livre do sarampo”, frisou.


A imunização contra o sarampo é feita em todos os profissionais e trabalhadores de saúde, bem como a todas as crianças de 6 meses a menores de 5 anos, inclusive nas que estão com o calendário vacinal em dia. A vacina utilizada é a tríplice viral, que protege contra o sarampo, rubéola e caxumba.

Publicidade


O objetivo da campanha contra o Sarampo é impedir novas ocorrências da doença viral, que é altamente contagiosa e pode levar a óbito. Depois de duas décadas sem nenhum caso do sarampo, em 2019 foram registrados 1.653 casos positivos e, em 2020, outros 428, em todo o Paraná. Este ano ainda não foram confirmados casos da doença no estado, assim como em 2021.


A campanha contra a gripe vai lançar a segunda etapa, ampliando os grupos prioritários, neste sábado (30). Além de idosos e trabalhadores e profissionais de saúde, que já estão sendo imunizados, as doses vão passar a ser aplicadas também em: crianças de 6 meses a menores de 5 anos; gestantes e puérperas; professores; pessoas com doenças crônicas e comorbidades; pessoas com deficiência permanente; profissionais das forças de segurança e salvamento; caminhoneiros; trabalhadores do transporte coletivo, rodoviário e de passageiros.

Publicidade


Nesta segunda etapa, a imunização contra a gripe também será estendida aos integrantes das Forças Armadas, funcionários do sistema prisional, pessoas em privação de liberdade, adolescentes e jovens em cumprimento de medida socioeducativa.


O imunizante contra influenza é a vacina tetravalente, ou seja, protege contra os subtipos da Influenza A (H1N1 e H3N2) e um subtipo da Influenza B. De dezembro de 2021 a março de 2022, o estado do Paraná confirmou mais de 2 mil casos e 118 óbitos provocados pelo vírus.

Publicidade


A estimativa de população integrantes dos grupos prioritários para a vacinação contra gripe, em Londrina, é de 30.910 crianças de 6 meses a menores de cinco anos; 5.603 gestantes e puérperas; 102.577 idosos; 20.384 pessoas com morbidades e doenças crônicas; 9.847 professores; e 16.764 pessoas com deficiência permanente, entre outros.


No total, o público-alvo estimado no município é de 211.660 pessoas, e o objetivo é imunizar 90% dessa população para atingir a cobertura ideal contra o vírus influenza.

Publicidade


Veja as UBSs que estarão abertas para o mutirão de sábado (30): 

Região Leste:

Publicidade


Armindo Guazzi – Avenida São João, 4.321
Marabá – Rua das Goiabeiras, 385
Lindóia – Rua das Maritacas, 1.800


Região Sul:


Cafezal –  Rua Abraham Lincoln, 65
Itapoã – Rua Benedito José Theodoro, 258
União da Vitória – Rua Dezenove de Abril, 55
Eldorado – Rua Tertuliano, 800
Piza – Rua Veneza, 546


Região Oeste: 


Panissa – Rua Ginástica Olímpica, 195
Santiago – Rua Aracy Soares dos Santos, 100
Alvorada – Rua Poços de Caldas, 85
Santa Rita – Rua Ângelo Gaiotto, 150


Região Central:


Guanabara –  Rua Montevideo, 605
Centro – Rua Senador Souza Naves, 754
Vila Casoni –  Avenida Dez de Dezembro, 580


Região Norte:


Parigot de Souza –  Avenida Saul Elkind, 4.255
Padovani – Rua André Buck, 585
João Paz – Rua Francisco Marques de Oliveira, 800
Aquiles Stenghel – Rua Vergílio Perin, 815
Milton Gavetti – Avenida Humberto Puiguari Coutinho, 360

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade