Londrina vacinou no último sábado (26) 27.466 crianças de 0 a 5 anos contra a poliomielite. Isso corresponde a 70% das crianças em idade de vacinação.
No Paraná, cerca de 80% das crianças com menos de cinco anos foram vacinadas. O balanço foi divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde e corresponde à segunda etapa da campanha de vacinação contra a doença. A campanha vai continuar até a próxima sexta-feira, dia 1º de setembro. O objetivo da secretaria é imunizar 100% das crianças com menos de cinco anos (mais de 900 mil no Estado).
Segundo a diretora de Epidemiologia da Secretaria Municipal da Saúde, Sônia Fernandes, o resultado foi menor do que nas outras edições da campanha, inclusive a primeira fase, realizada em junho deste ano devido a chuva e a greve dos servidores.
Leia mais:
Nísia Trindade descumpre promessa de disponibilizar medicamentos de câncer de mama no SUS
Estudo mostra correlação entre perda de músculo e maior risco de demência
Novos planos de saúde poderão ser cancelados com duas mensalidades atrasadas
Saúde confirma morte de homem em decorrência da dengue em Cambé
Na primeira fase da campanha, a cidade de Londrina conseguiu vacinar 86% das crianças de 0 a 5 anos, num total de 34.240 crianças atendidas. Para a realização da campanha de vacinação contra a poliomielite, a prefeitura contou com o apoio de servidores da saúde e de outras secretarias municipais e voluntários de diversas instituições.
A poliomielite é uma doença infecto-contagiosa viral aguda, caracterizada por um quadro clássico de paralisia flácida, que ocorre de forma repentina e acomete, em geral, os membros inferiores. A doença está erradicada no Brasil desde 1989, mas é importante que os pais vacinem as crianças, já que o vírus ainda circula em várias partes do mundo.