Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Vacina

Lote com primeiras doses da Coronavac chega em 20 de novembro a SP

Folhapress
10 nov 2020 às 09:28
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O lote com as primeiras 120 mil doses da Coronavac, vacina desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, chega ao país em 20 de novembro. A informação foi anunciada pelo governador de São Paulo, João Doria (PSDB), em entrevista coletiva na tarde dessa segunda-feira (9).


A aplicação do imunizante poderá ser iniciada após a conclusão da fase 3 de testes e a autorização da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Segundo Doria, a agência de vigilância sanitária da China confirmou a liberação da exportação das doses para o Brasil. A importação de seis milhões de vacinas foi autorizada pela Anvisa em 23 de outubro. O total de lotes deve chegar ao país até 30 de dezembro, de acordo com o governador.

Leia mais:

Imagem de destaque
Entenda

Veto a procedimento de aborto legal já afeta atendimentos a meninas estupradas

Imagem de destaque
Recorde de mortes em um ano

Brasil tem média de 11 mortes por dia por dengue em 2024

Imagem de destaque
Entenda

Com envelhecimento da população, casos de câncer de próstata devem dobrar até 2040, diz estudo

Imagem de destaque
Saiba mais

Entenda como é o mecanismo de agravamento e morte por dengue


As doses que chegarem da China ficarão estocadas no estado de São Paulo. Segundo Dimas Covas, diretor do Instituto Butantan, o local, que não será divulgado, terá segurança reforçada dada a importância do produto.

Publicidade


Covas informou que tomou conhecimento nesta segunda, ainda em um comunicado extra-oficial, que as autoridades sanitárias chinesas já liberaram a exportação da primeira parte de matéria-prima para a produção da Coronavac pelo Butantan.


Os insumos devem chegar por volta do dia 27 de novembro, e a produção do imunizante no país deve começar em seguida. Segundo Covas, a quantidade de matéria-prima desse primeiro lote permitirá a fabricação de 1,2 milhão de doses.

Publicidade


Doria também anunciou o início da construção da fábrica que fará a Coronavac no país. O espaço fica em uma instalação que já existia no Instituto Butantan e será remodelada.


A fábrica terá 10 mil metros quadrados de área e capacidade para produzir 100 milhões de doses de vacina contra Covid-19 por ano, segundo Covas. A planta será construída com doações da iniciativa privada ao custo de R$ 160 milhões. Cerca de R$ 130 milhões já foram arrecadados, segundo o governo de São Paulo.

Publicidade


A obra deve ser concluída em setembro de 2021. Após isso, a fábrica entra em operação para conseguir o certificado de boas práticas de vacinação "que deve vir até o fim de 2021", segundo o diretor do Butantan.


Ainda de acordo com Dimas Covas, a nova fábrica permitirá que o Instituto Butantan faça todo o processo produtivo da Coronavac, sem depender de mais insumos vindos da China. A planta também poderá ser utilizada para produzir doses de outras vacinas, afirma.

Publicidade


O anúncio da chegada das doses acontece em meio à guerra política a respeito das vacinas, na qual o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e o governador João Doria (PSDB), prováveis adversários nas eleições presidenciais de 2022, trocaram farpas em razão da aquisição e da obrigatoriedade da imunização.


Com o acirramento do debate, pesquisa do Datafolha neste mês constatou que caiu o interesse dos moradores de quatro grandes capitais - São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Belo Horizonte - em se imunizar. Além disso, o imunizante desenvolvido pela China é o que encontra maior resistência entre os entrevistados.

Publicidade


A tensão política entre ambos se agravou ainda mais após o presidente desautorizar o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, um dia após ele ter anunciado acordo com o estado de São Paulo para a compra de 46 milhões de doses da Coronavac, vacina da farmacêutica chinesa Sinovac que será produzida no Brasil pelo Instituto Butantan.


O governo federal já anunciou aquisição de 140 milhões de doses da vacina, sendo 100 milhões da parceria entre a AstraZeneca e a Universidade de Oxford, por intermédio da Fiocruz, e outras 40 milhões de doses obtidas através do mecanismo Covax Facility, liderado pela OMS (Organização Mundial de Saúde).

Publicidade


O governo do estado ainda planeja uma ampla campanha de divulgação dos benefícios da vacinação contra a Covid-19 e da qualidade da Coronavac a ser veiculada em jornais, rádio, TV e internet.


Doria afirma que a campanha deve subir o grau de confiança na vacina feita pelo Butantan em parceria com a Sinovac, além de estimular a vacinação. O governador pretende que 90% dos paulistas se vacinem contra a Covid-19, e, segundo o Datafolha, atualmente 72% têm intenção de fazê-lo.


Desde a última sexta-feira (6), São Paulo e outros quatro estados estão sem informações diárias da evolução da doença. O secretário de estado da Saúde, Jean Gorinchteyn, afirmou que enviou ofício nesta segunda ao Ministério da Saúde pedindo solução para falha no processamento dos dados sobre casos e mortes e Covid-19.


"Não é razoável que o Ministério da Saúde não dê condições ao Governo do estado de São Paulo, através da sua secretaria da saúde, de informar corretamente os dados sobre a Covid-19. O problema não é do governo do estado. Lamentavelmente, neste momento, o problema é do Ministério da Saúde", afirmou Doria.


O Ministério da Saúde declarou no domingo (8) que a situação ocorre devido a novos problemas na rede da pasta, que chegou a ser desativada na quinta (5), após identificação de um vírus. O ministério investiga as causas do problema - servidores suspeitam de uma invasão por hackers.

"O Ministério da Saúde está revisando todas as camadas de segurança dos sistemas de Informação do SUS, o que pode ocasionar intermitência nos sistemas e na disseminação de informações da saúde durante o fim de semana, com previsão de término até o próximo domingo (8)", informou.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade