Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Saiba mais

Mais 3 estados adotam restrições como fechamento de praias e toque de recolher contra a Covid-19

Folhapress
02 mar 2021 às 08:30
- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade


Três estados anunciaram novas medidas restritivas na última segunda-feira (1º), por causa do agravamento da pandemia do novo coronavírus. Os anúncios vão do fechamento de praias ao toque de recolher.

Elas se somam a outros estados, como os três do Sul e São Paulo, que nos últimos dias divulgaram uma série de regras para tentar frear a disseminação do novo coronavírus e o aumento de internações e mortes provocadas pela Covid-19, como a suspensão de cirurgias não emergenciais em hospitais e a proibição da celebração de missas e da venda de bebidas alcoolicas.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Pernambuco anunciou na última segunda a proibição de atividades não essenciais aos finais de semana, e nos dias úteis das 20h às 5h.

Leia mais:

Imagem de destaque
Ex-BBB

Linn da Quebrada anuncia pausa na carreira para tratar depressão

Imagem de destaque
Entenda

Após indiciamento de Bolsonaro, PGR pede mais apuração sobre fraude em cartão de vacina

Imagem de destaque
Doença avança

Boletim da Dengue: regional de Londrina contabiliza mais de 25 mil casos em uma semana

Imagem de destaque
183 no Paraná

Brasil já registra 1.657 mortes por dengue desde janeiro de 2024


As medidas entram em vigor na quarta-feira (3), valem até o dia 17 de março e incluem o fechamento de praias, parques e clubes aos finais de semana.

Publicidade


"Estamos agora com 93% de ocupação em nossos leitos de terapia intensiva e nada aponta para a melhora desse quadro. A contaminação e a hospitalização decorrentes da Covid-19 estão em aceleração, e precisamos reduzir o contato social para frear essa escalada dos números", afirmou o governador Paulo Câmara (PSB).
Nas praias, no entanto, continuam liberadas as atividades esportivas individuais.


Em Mato Grosso, o governo anunciou a adoção de toque de recolher entre 21h e 5h, com proibição de circulação, e o veto ao funcionamento de todas as atividades econômicas das 19h às 5h, de segunda a sexta-feira.

Publicidade


Aos fins de semana, a proibição dos serviços vai vigorar a partir das 12h de sábado até as 5h de segunda-feira.
Estão fora das restrições farmácias, serviços de saúde, funerárias, postos de combustíveis e indústrias. O transporte coletivo funcionará e os serviços de delivery poderão operar até as 22h.


As medidas entrarão em vigor nesta terça-feira (2) e serão válidas inicialmente por 15 dias. "Temos acompanhado o crescimento da pandemia de perto e o estrangulamento das UTIs [...] O governo está fazendo tudo o que pode, mas precisamos da ajuda da população para diminuir a circulação do vírus e essas internações", afirmou o governador Mauro Mendes (DEM).

Publicidade


No Acre, o governo proibiu o funcionamento do comércio, incluindo restaurantes, bares e supermercados, aos finais de semana e feriados. Os estabelecimentos poderão funcionar apenas por meio de delivery, sem atendimento presencial.


Também foi proibido, durante o fim de semana, frequentar espaços públicos de lazer.

Publicidade


Nos dias úteis, todos os estabelecimentos comerciais deverão ficar fechados das 22h às 5h. Os bares e shoppings serão obrigados a encerrar as atividades mais cedo, às 20h.


Além de medidas anunciadas por governos, prefeituras também têm adotado mais restrições em meio ao agravamento da pandemia.

Publicidade


Em Goiás, novas determinações começaram a vigorar nesta segunda em Goiânia e outras sete cidades da região metropolitana.


Nos próximos sete dias estarão liberados serviços ligados à saúde, supermercados, bancos, lotéricas e ligados à agropecuária. Uma eventual prorrogação da medida será definida conforme a ocupação de leitos de UTI.

Publicidade


Na região Norte, em Boa Vista entrou em vigor nesta segunda um decreto que restringe o funcionamento de comércios e serviços não essenciais, como shoppings, restaurantes, bares, lanchonetes, academias e similares, até o dia 10.


O funcionamento de supermercados, postos de combustíveis, lojas de conveniências, padarias, lanchonetes, restaurantes, bares, academias e cultos religiosos só pode ocorrer de segunda a sexta, das 8h às 20h.
Lojas de comércios não essenciais, como roupas, além de clínicas e consultórios, podem funcionar das 9h às 20h, enquanto os shoppings podem abrir de 10h às 20h.


Aos finais de semana será permitido apenas o funcionamento de serviços de assistência à saúde e farmácias, delivery e drive thru apenas para produtos de saúde, higiene e alimentos.


No Amazonas, com exceção de Manaus, que vem reabrindo gradualmente o comércio e serviços não essenciais desde o dia 22, todos os 61 municípios do interior permanecem na fase roxa, a mais restritiva, com o comércio e serviços em geral fechados e restrição de circulação 24 horas por dia.


Em Manaus, que tem taxa de ocupação de leitos de UTI de 90%, seguem fechados bares, casas noturnas e praias. As lojas em geral, shoppings, restaurantes e academias estão funcionando com horários e lotação reduzidos.

Já em Macapá, novas medidas podem ser anunciadas nesta terça-feira (2), com definições sobre a prorrogação ou não do decreto atual. A vigência da medida, que estabeleceu toque de recolher e fechamento de bares e teatros, entre outras atividades, termina na noite desta segunda.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade