A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do setor de Endemias, divulgou nesta quarta-feira (21) o boletim semanal com os dados sobre a dengue em Londrina. De janeiro até o momento, foram registradas 15.025 notificações relacionadas à doença. Deste total, foram confirmados 5.157 casos e descartados 8.936. Outros 932 casos estão em andamento e aguardam o resultado de exames laboratoriais.
Para intensificar o combate ao mosquito Aedes aegypti e evitar sua proliferação, o Município continua promovendo diferentes ações dentro da campanha "Verão sem Aedes". Nesta quinta-feira (22), das 8 às 14 horas, será realizada uma ampla divulgação no Terminal Rodoviário de Londrina, localizado na Avenida Dez de Dezembro, nº 1.830.
Aproveitando o grande fluxo de usuários do espaço público neste final de ano, os agentes de endemias do município irão distribuir informações sobre a dengue, a febre chikungunya, o zika vírus e outras endemias como a esquistossomose e a leishmaniose, além de informações sobre doenças transmitidas pelo caramujo africano e o bicho barbeiro.
Leia mais:
Saiba quais doenças dão direito à isenção do Imposto de Renda
Centro de Doenças Infecciosas amplia atendimento para testes rápidos de HIV em Londrina
Saúde investiga circulação do vírus causador da Febre do Nilo no norte do Paraná
95% das pessoas diagnosticadas com HIV no Brasil não transmitem a doença
Para isso, serão entregues panfletos e utilizadas faixas com mensagens de combate ao Aedes aegypti. A ação educativa também contará com instrumentos como maquete, larvário e materiais para simbolizar os possíveis criadouros, como, por exemplo, pneus, tampinhas, garrafas, sacos plásticos, entre outros.
"Verão sem Aedes" - A campanha foi lançada oficialmente no dia 9 de novembro com uma carreata que percorreu a região oeste de Londrina. O objetivo é conscientizar a população sobre a importância de eliminar os possíveis criadouros do mosquito, evitando sua proliferação durante o período do verão.
O trabalho está sendo feito por meio de ações que incentivam a eliminação dos criadouros do mosquito, recolhimento e condução do material descartado para o caminhão de coleta de resíduos, fazendo com que cada pessoa faça a sua parte dentro do que esteja a seu alcance.