O grupo Amigas do Peito realizou na última segunda-feira (5) um evento na cidade de Arapongas, na Região Metropolitana de Londrina, para doações de cortes de cabelos que serão utilizados na confecção de perucas para pacientes com câncer.
Segundo a organização do evento, que contou com a participação do sindicato dos cabeleireiros, mais de 450 pessoas doaram mechas de pelo menos 10 cm. Os doadores ainda colaboraram com R$ 10,00 pelo corte. O dinheiro será utilizado para custear a confecção das perucas que serão doadas para o Centro de Oncologia do Hospital João de Freitas de Arapongas.
"O gesto de doar nos faz pensar o quanto precisamos viver em comunhão com o próximo. Quem passa por momento tão difíceis, como o câncer, receber gestos solidários que faz a diferença. Doar o cabelo nos faz refletir. O cabelo cai e auto estima também cai", comentou Maria Rinara Gonçalves Schimini, fundadora do grupo Amigas do Peito, criado no final de 2013 por pacientes durante tratamento do câncer de mama.
Leia mais:
Vacinas contra covid-19 serão enviadas aos estados até esta terça
Brasil mantém tendência de aumento de cobertura vacinal infantil, diz ministério
Famílias que ganham até R$ 1.200 por mês usam 82% dos recursos aplicados no SUS
Novo plano para combater câncer de colo do útero tem foco em rastreio e vacina
"No momento de dificuldade, surgiu o desejo de ajudar e informar as novas pacientes que passariam pelo câncer de mama", lembrou.
Hospital do Câncer recebe doações até pelo correio
O Hospital do Câncer de Londrina recebe, atualmente, mais de 100 doações de cabelos por mês para confecção de perucas para os pacientes. O número de doações aumentou nos últimos meses por conta das campanhas que incentivam os atos de solidariedade.
Pessoas de fora de Londrina também participam da campanha. O hospital já recebeu uma doação pelo correio proveniente de Ponta Grossa. Os interessados podem entrar em contato com Hospital do Câncer pelos telefones (43) 3379-2613 ou (43) 3379-2608. O setor responsável indica cabeleireiros conveniados que realizam o corte e doam as perucas para instituição.
Caso a pessoa já tenha realizado o corte, pode levar a mecha de cabelo até o Hospital do Câncer, localizado na rua Lucilla Ballalai, 212, no Jardim Petrópolis.