A Secretaria Municipal de Saúde divulgou, nesta segunda-feira (20), o balanço da Campanha Nacional de Multivacinação para crianças menores de cinco anos realizada no último sábado (18). Foram aplicadas 982 doses de diversas vacinas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).
As vacinas mais aplicadas foram a Tríplice Bacteriana (DTP), que previne a difteria, tétano e coqueluche. 145 crianças receberam o primeiro reforço e 101 tomaram o segundo reforço. A terceira vacina mais procurada foi o reforço contra a paralisia infantil, sendo que 71 doses foram aplicadas nas crianças a partir de 1 ano e 8 meses.
De acordo com a diretora de Epidemiologia e Informações em Saúde, Sandra Regina Caldeira, 5.474 carteirinhas de vacinação foram conferidas pelos profissionais, mas não necessitaram de atualização, pois todas as vacinas estavam em dia.
Leia mais:
Saiba quais doenças dão direito à isenção do Imposto de Renda
Centro de Doenças Infecciosas amplia atendimento para testes rápidos de HIV em Londrina
Saúde investiga circulação do vírus causador da Febre do Nilo no norte do Paraná
95% das pessoas diagnosticadas com HIV no Brasil não transmitem a doença
"A campanha foi positiva, porque conseguimos colocar em dia diversas vacinas que estavam atrasadas. As vacinas são dispensadas em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e os pais devem ficar atentos às datas das doses na carteirinha para mantê-las atualizadas", disse Sandra.
O objetivo da campanha era atualizar a carteirinha de vacinação das crianças de até cinco anos de idade. Nesta campanha, o Ministério de Saúde disponibilizou a vacina Pentavalente que, em apenas uma só dose, reúne a proteção contra hepatite B, difteria, tétano, coqueluche e hemófilos. Em Londrina, 78 doses dela foram aplicadas. Outra nova vacina, aplicada em 19 crianças, foi a inativada contra poliomielite (VIP), que possui o vírus inativo e passou a ser aplicada por meio de injeção.
A vacinação continua em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS). O horário de funcionamento das UBS, durante a semana, é das 7h às 19h. No sábado, as unidades abrem às 8h e fecham às 17h.