Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Saúde ocular

Mais de 500 mil brasileiros sofrem de cegueira

Redação Bonde / Assessoria de Imprensa
09 dez 2014 às 16:48
- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

No próximo sábado (13) é lembrado o Dia do Cego. Criada em 1961, a data tem como objetivo promover a integração das pessoas que apresentam este problema. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 6,5 milhões de brasileiros têm algum tipo de deficiência visual. Deste total, mais de 500 mil pessoas são cegas.

O oftalmologista Dr. Bruno Prieto, alerta que algumas patologias podem levar a perda total ou parcial da visão. "A principal causa de cegueira é degeneração macular relacionada à idade, uma doença degenerativa que atinge principalmente pessoas com mais de 50 anos. Além disso, problemas como catarata e glaucoma também podem levar a perda da visão", considera.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O especialista acrescenta que os cegos também devem ter cuidados com os olhos. "Todos devem ir ao oftalmologista ao menos uma vez por ano, e é importante reforçar que até mesmo as pessoas que sofrem de cegueira precisam comparecer a consultas periodicamente.

Leia mais:

Imagem de destaque
Prepare o bolso

Remédios devem ter reajuste de 4,5% a partir de 1º de abril

Imagem de destaque
17ª Regional de Saúde

Com 13 mil doses aplicadas, cobertura da vacinação contra dengue é de 57% na região de Londrina

Imagem de destaque
Escassez

Saúde deixa faltar drogas para hanseníase e pacientes ficam sem tratamento

Imagem de destaque
Entenda

Amplamente adotado, fumacê tem eficácia questionada e pode fazer mal à saúde


Assim, o profissional poderá observar o paciente e dar a ele e à família as orientações necessárias para lidar com esta deficiência. Os cegos também podem ter doenças oculares, por isso, a saúde dos olhos dessas pessoas precisa de acompanhamento", argumenta.

Alguns cuidados são essenciais para evitar a cegueira. Por isso, fique atento! "As pessoas devem se alertar para sempre realizar consultas com profissionais habilitados para cuidar da saúde dos olhos. Não usar óculos que tenham lentes de baixa qualidade é outra atitude que pode ajudar a preservar a integridade da visão. Além disso, manter uma alimentação balanceada e ter hábitos de vida saudáveis podem evitar problemas oculares", conclui Dr. Bruno Prieto.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade