Notícias

Manchas nas unhas podem indicar problemas de saúde

18 set 2015 às 16:57

Assim como outras parte do nosso corpo, as unhas também dizem muito sobre o funcionamento do organismo. Quando saudáveis, são rosadas e geralmente tem a lúnula (meia lua) aparente e mais clara.


Porém, quando sua coloração modifica ou surgem algumas manchas nas unhas isso pode estar relacionado a algum atrito ou, até mesmo, um problema de saúde.


Quando estão saudáveis, as unhas são rosadas e tem a meia lua, tecnicamente chamada de lúnula, mais clara e aparente. A mudança de cor pode indicar alguns problemas. É o seu caso? Descubra o que pode estar deixando suas unhas com manchas.



O que suas unhas podem dizer sobre você


Manchas brancas
Essa alteração é chamada de leuconíquia. Costuma ser causada por pequenos impactos na unha, ocasionado por pancadas em um móvel, por exemplo. Neste caso, ocorre alterações ungueal, que é a fábrica da unha, ocasionando um depósito aumentado de melanina, dando origem à mancha.


Já uma alimentação pobre em nutrientes e minerais pode deixar as unhas menos resistentes a essas pequenas batidas, causando as marcas. Por outro lado, essas marcas podem aparecer também em consequência de micoses.

Segundo especialistas, caso as manchas tomem mais de 50% de uma unha ou aparecerem na maioria das suas unhas o mais indicado é procurar um médico para que ele avalie a causa do problema.


Unhas azuladas
Os médicos explicam que extremidades do corpo como as pontas dos dedos tendem a ficar azuladas quando o sangue chega a essas áreas em quantidades baixas de oxigênio.


Geralmente, ocorre em pessoas com doenças respiratórias como asma, enfisema pulmonar ou bronquite.


Linha escura na unha
Conhecida como melanoníquia estriada, ocorre pelo aumento da produção de melanina na unha. Entre os motivos que podem ocasionar estão infecções por fungo, atritos constantes, uso de alguns antibióticos, doenças intestinais e câncer de pele.

Unhas amareladas
O tabagismo é uma das causas mais comuns para a mudança na coloração da unha, deixando-a amarelada. Porém, pode ocorrer também em função de substâncias presentes no cigarro, infecções por fungos e o uso de esmaltes de baixa. Embora raro, a mudança na coloração ainda pode significar doenças do fígado, dos rins e psoríase.
(com informações do site Espelho Meu)


Continue lendo