A cidade de Maringá, no Noroeste do Paraná, entrou em situação de epidemia de dengue, segundo relatório divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde do Paraná (Sesa), nesta quarta-feira (9). Isso quer dizer que a cidade apresenta número superior a 300 casos da doença para cada 100 mil habitantes.
Além de Maringá, outra onze cidades também então com epidemia da doença: Guaíra, Alvorada do Sul, Nossa Senhora das Graças, Tamboara, Nova Londrina Marilena, Itauna do Sul, Indianópolis, Guaporema, Cidade Gaúcha e Missal. Mais oito cidades também foram classificadas pela Sesa como em situação de risco de dengue, mas sem epidemia.
De agosto de 2013, quando a Sesa começou a fazer o levantamento do período epidemiológico da dengue, já são 5.282 casos confirmados da doença. Na última semana, a Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba confirmou o primeiro caso autóctone da doença na cidade – ou seja, o paciente, que já se recuperou, contraiu a dengue em Curitiba.
Leia mais:
Hemepar faz alerta para doação de sangue antes das festas de fim de ano
Ministério da Saúde amplia de 22 para 194 serviços voltados à população trans no SUS
Um sucesso, diz médico de Lula sobre procedimento na cabeça para evitar novos sangramentos
Opas se preocupa com aumento de casos de dengue, oropouche e gripe aviária nas Américas
Mesmo com a entrada de Maringá na lista de cidades com epidemia, na comparação com o período epidemiológico do ano passado o Paraná teve redução no número de municípios com epidemia da doença. Naquele período eram 63 cidades, contra 12 municípios em 2013/2014.