Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Fique atento!

Máscaras de tecido são ineficientes na prevenção ao coronavírus, diz Anvisa

Caroline Knup - Estagiária*
24 mar 2020 às 10:33
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Circulam nas redes sociais diversas publicações sobre a produção caseira de máscaras para a prevenção do novo coronavírus. Garrafas plásticas, tecido e até lenços umedecidos têm sido usados para a confecção. Entretanto, a eficácia das máscaras caseiras não é comprovada e pode, em alguns casos, aumentar as chances de contágio do vírus.

De acordo com Philipe Bellinati, médico infectologista do Hospital Evangélico de Londrina, o uso das máscaras é recomendado para profissionais de saúde e para casos suspeitos ou confirmados da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. "Os profissionais da saúde devem sempre usar as máscaras N95, que possuem maior capacidade de filtração. Já os pacientes com sintomas respiratórios confirmados ou suspeitos para o novo coronavírus precisam usar a máscara comum, conhecida como máscara cirúrgica", detalha o especialista.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Quanto ao uso de máscaras de tecido ou de outros materiais caseiros, Bellinati explica que não existem evidências científicas que comprovem o desempenho. Por isso, o profissional recomenda: "O uso da máscara de tecido deve ser considerado apenas como último recurso para evitar a transmissão de gotículas de indivíduos infectados".

Leia mais:

Imagem de destaque
Sem condições

Médico acusado de trabalhar embriagado pula a janela para fugir da polícia em Mauá da Serra

Imagem de destaque
Oleosidade

Sabonetes enzimáticos auxiliam no controle de filamentos sebáceos na pele

Imagem de destaque
Análise

Atendimentos por telemedicina no Brasil crescem 172% em 2023 após lei que regulamenta saúde digital

Imagem de destaque
Dia do beijo

De herpes à surdez, saiba quais são os riscos do beijo


Em nota técnica divulgada, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) alerta: "Máscaras de tecido não são recomendadas, sob qualquer circunstância". Apesar da recomendação, o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, orientou, durante coletiva, que as pessoas usem máscaras confeccionadas em tecido, o que tem confundido as pessoas.

*Sob supervisão de Larissa Ayumi Sato.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade