A Prefeitura de Londrina abrirá processo licitatório, nas próximas semanas, para realizar a obra de reforma e ampliação da Maternidade Municipal Lucilla Balallai, que fica localizada na região central. O valor total orçado para a obra é de R$5,9 milhões.
"Trata-se de uma reforma necessária, uma vez que as condições atuais da maternidade não são as mais adequadas. Com as obras para reforma e ampliação do espaço, poderemos melhorar as condições de trabalho, bem como a qualidade do serviço, para melhor atender a população e todas as demandas existentes", disse o secretário municipal de saúde, Gilberto Martin.
De acordo com o cronograma da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a obra terá prazo de execução de doze a quinze meses. Isso dependerá da definição sobre se o serviço de atendimento será ou não realocado para outro espaço, o que está sendo levantado pelo Município. Quando finalizado o processo licitatório, caso haja o remanejamento do atendimento para outro local, a população será informada com antecedência.
Leia mais:
Sesa reforça gratuidade dos serviços ofertados pelo SUS
Nísia Trindade descumpre promessa de disponibilizar medicamentos de câncer de mama no SUS
Estudo mostra correlação entre perda de músculo e maior risco de demência
Novos planos de saúde poderão ser cancelados com duas mensalidades atrasadas
Obras
A Maternidade Municipal possui hoje área total de 2.342,56 metros quadrados. A obra prevê reforma em praticamente todo o prédio, incluindo pintura, revisão de telhados e de pisos. Onde está atualmente o Centro Cirúrgico e Serviço de Esterilização, será implantado um Centro de Parto Normal, que terá oito quartos. Além disso, serão mais dois novos quartos de plantonista e cinco salas de apoio para posto de enfermagem, sala de vacina, sala de exames, armazenamento e coleta de leite.
Com relação à ampliação do espaço, a obra prevê aumento de 992,58 metros quadrados de área. No térreo do prédio, será construído o novo Centro Cirúrgico e o Centro de Materiais e Esterilização. Já no subsolo haverá uma nova lavanderia, uma sala de costura e o necrotério. Também está prevista a ampliação de dois quartos com dois leitos pós-parto, e salas de apoio do posto de enfermagem.