Abre nesta quarta-feira (22) às 20h30, o II Seminário Internacional de Bioética da PUCPR Câmpus Londrina. A cerimônia oficial contará com a presença do diretor do Câmpus Londrina, o decano Charles Vezozzo, do coordenador do Curso de Medicina de Londrina, professor José Eduardo Siqueira, da professora da PUCPR Curitiba, cardiologista Lidia Zytynski Moura e da representante da Unesco, médica intensivista, Suzana Vidal.
O seminário será realizado no auditório João Paulo II, na universidade (avenida Jockey Club, 485 -Vila Hípica) e após a abertura oficial a coordenadora acadêmica do Programa de Educação Permanente em Bioética da Redbioética da Unesco, Susana María Vidal fará uma conferência sobre "El Programa de Educación en Bioética de la RedBioética de la UNESCO para América Latina y el Caribe". Na sequência será apresentada a versão impressa em português do Programa de Educação em Ética da Unesco.
O II Seminário Internacional de Bioética continua nesta quinta-feira (23), abrindo às 8h30, com mini-conferências coordenadas pelo médico, Lino Larangeira, coordenador adjunto do curso de medicina. Os assuntos abordados na manhã serão: "Tratamento avançado de suporte artificial da vida", por Lídia Zytynski Moura; "Epidemiologia do envelhecimento", com o médico Gilberto Martins e "Experiência de cuidados paliativos do Instituto de Câncer de Londrina" (ICL), por Marcos Lapa. Fecha a manhã a apresentação de casos clínicos para debate, com o plenário pelos professores Lidia Zytynski Moura e José Eduardo de Siqueira.
Leia mais:
Brasil mantém tendência de aumento de cobertura vacinal infantil, diz ministério
Famílias que ganham até R$ 1.200 por mês usam 82% dos recursos aplicados no SUS
Novo plano para combater câncer de colo do útero tem foco em rastreio e vacina
Brasil registra mais de 11 mil partos resultantes de violência sexual, diz pesquisa
O período da tarde da quinta-feira, começa com a conferência "Bioética, desarrollo humano y posthumanismo, pela representante da Unesco, Susana Vidal, seguida do assunto "Direito de decidir", por Rita de Cassia Espolador e da apresentação de casos clínicos pelos médicos Lino Larangeira e Karen Fernandes. As atividades do Seminário serão encerradas por volta das 17h30.