A Comissão Estadual de Honorários Médicos deliberou pela paralisação de associados no próximo dia 7. A reunião foi realizada na Sede da Associação Médica do Paraná e contou com a presença de cerca de cento e vinte médicos de Curitiba e Região Metropolitana.
Os médicos tentam pressionar as operadoras de saúde a reajustarem os honorários médicos. Nesta data, todos os médicos que atendem planos de saúde no país (cerca de 160 mil) deverão suspender as consultas como forma de protesto. Essa atividade foi deliberada em conjunto pela Federação Nacional dos Médicos, Associação Médica Brasileira e Conselho Federal de Medicina e está sendo encaminha em conjunto pelos Sindicatos, CRMs e Associações Médicas de todo o país.
Os médicos se queixam dos baixos honorários praticados, da interferência das empresas na sua autonomia e a insuficiência da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) na regulação do diálogo entre os planos e os prestadores. A categoria exige ainda que as operadoras e a ANS efetivem a regularização dos contratos com a inclusão de cláusulas de periodicidade e critérios de reajustes. A orientação geral é que os médicos suspendam os atendimentos em seus consultórios e remarquem as consultas já agendadas.