Cerca de 200 pediatras reuniram-se nesta quinta-feira (16), em frente ao Palácio do Planalto, para reivindicar a inclusão da especialidade médica pediatria no Programa Saúde da Família (PSF). O presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), Dioclécio Campos Júnior, entregou ao assessor especial da Presidência Swedenberger Barbosa uma carta sobre o assunto.
Em entrevista a Agência Nacional de Notícias Campos Júnior disse que o Programa Saúde da Família, que é uma das principais políticas da saúde no Brasil, mas exclui o atendimento pediátrico à população. Segundo ele, a ausência de profissionais especializados no atendimento infantil desrespeita o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que prevê o investimento na qualidade da assistência à saúde dessa parcela da população.
O médico ressaltou ainda que o atendimento pediátrico é essencial na prevenção e identificação de doenças nos primeiros anos de vida, como desnutrição e déficit de audição.
Leia mais:
Após seis anos de atraso, insulina de ação prolongada deve ser disponibilizada pelo SUS em fevereiro
Tabagismo contribui indiretamente para doença renal crônica, aponta estudo
Cientistas descobrem proteína ligada ao colesterol ruim com inteligência artificial
Antiparasitários podem ser usados em fase crônica da doença de Chagas, diz estudo
Outro argumento dos médicos é que a falta de atendimento especializado em pediatria no Programa Saúde da Família (PSF) gera um aumento na demanda por outros serviços de saúde, como os prontos-socorros e hospitais.