Além de reduzir à metade o número de casos de tuberculose, a meta do governo brasileiro é alcançar a detecção de mais de 70% dos casos e curar pelo menos 85% das pessoas que iniciam o tratamento. Trata-se de uma das Metas do Milênio, assumidas pelo Brasil, a ser alcançada até 2015. As informações são da Agência Brasil.
De acordo com o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, em 2,5 anos, o Brasil dobrou o número de unidades de saúde que realizam o tratamento supervisionado, por meio de postos e centros de saúde, além de equipes de saúde da família.
Barbosa aponta que o Brasil vai cumprir a meta. De acordo com ele, em visita por cidades brasileiras, a organização Stop TB - que reúne 400 instituições, entre elas ministérios da Saúde, fabricantes de medicamentos e organizações não-governamentais em todo o mundo - fez avaliação positiva do programa brasileiro.
Leia mais:
Famílias que ganham até R$ 1.200 por mês usam 82% dos recursos aplicados no SUS
Novo plano para combater câncer de colo do útero tem foco em rastreio e vacina
Brasil registra mais de 11 mil partos resultantes de violência sexual, diz pesquisa
Sesa reforça gratuidade dos serviços ofertados pelo SUS
A tuberculose é um problema de saúde em toda a grande cidade brasileira, sobretudo na periferia pobre. A única forma de cura da doença é o diagnóstico precoce, pois a vacina BCG só protege na infância.