Pesquisar

Canais

Serviços

- Marcello Casal Jr./Agência Brasil
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Mudança em 2020

Ministério da Saúde altera tratamento de tuberculose pelo SUS

Redação Bonde
10 set 2019 às 11:16
Continua depois da publicidade

Segundo informações do G1, o Ministério da Saúde anunciou que o tratamento oferecido pelo SUS (Sistema Único de Saúde) para a tuberculose deve mudar a partir de 2020. A pasta aponta que, com as mudanças, haverá a administração de apenas dois comprimidos ao longo de todo o tratamento, um para cada fase. Atualmente, são administrados cinco remédios.

Continua depois da publicidade
PUBLICIDADE

A expectativa do Ministério da Saúde é que as novas medidas estejam disponíveis na saúde pública no próximo ano, o que deve beneficiar cerca de 1,5 mil crianças com menos de dez anos.

Continua depois da publicidade


Atualmente, são ministrados três medicamentos na fase intensiva do tratamento contra a tuberculose e dois na fase de manutenção. Com a mudança, o Ministério propõe uma dose fixa combinada para a fase intensiva, que deve reunir os três medicamentos. Já na fase de manutenção vai ser ministrado um comprimido que reúne os outros dois medicamentos restantes.


A pasta informou que o novo tratamento "diminui os erros de dosagem, facilita a administração, melhora a adesão ao tratamento das crianças e reduz os sofrimento dos pais ou responsáveis".

De acordo com dados do Ministério da Saúde, o Brasil registrou 72 mil novos casos de tuberculose em 2017. Em 2016 a doença foi a causa de cerca de 4,5 mil mortes.


Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade