As Unidades Básicas de Saúde (UBS), de Londrina passam a contar a partir desta segunda-feira (4) com o reforço de 10 novos médicos que irão atuar no Programa Saúde da Família (PSF). Os novos profissionais foram selecionados devido à adesão do Município ao Programa de Valorização da Atenção Básica (PROVAB) do Ministério da Saúde (MS), e deverão atuar nas UBSs da região urbana e rural no período de um ano, sendo remunerados pelo MS.
Nesta sexta-feira (1º), das 8h às 12h, será realizada a acolhida dos novos médicos pela coordenação das UBSs onde irão atuar. O encontro acontece na Vila da Saúde, onde receberão treinamento introdutório para atuar na atenção primária nas unidades.
O diretor de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde (DGTES), Rodrigo Avanso, destacou a importância da adesão ao Programa e a vinda dos novos profissionais. "É um incentivo do Governo Federal para o fortalecimento da atenção primária nas unidades de saúde. Para o Município isso significa repor e ampliar o quadro médico da Secretaria de Saúde no atendimento direto à população."
Leia mais:
Pimenta diz não ver necessidade por ora de afastamento de Lula da Presidência após cirurgia
Com 1.176 casos de dengue, regional de Londrina lidera registros de dengue no Paraná
Lula evoluiu bem à cirurgia, está estável e conversa normalmente, dizem médicos
'Presidente encontra-se bem', diz boletim médico após cirurgia de Lula
Segundo Avanso, durante o período de um ano os médicos estarão ligados ao MS e a prática servirá como uma especialização para atuar como médico da saúde da família. "O grande benefício é que estamos recebendo sem custo nenhum, ao município, um profissional com capacidade de melhor atendimento e quem ganha com isso é a população", finalizou.
Os médicos do Provab irão atuar nas UBSs dos bairros Marabá, San Izidro, Novo Amparo, Leonor, João Paz, Panissa, Chefe Newton, Aquiles Stenguel e nos distritos de Guaravera e Lerroville.