Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Covid-19

Ministério da Saúde tira do ar nota sobre uso de cloroquina

Phillippe Watanabe - Folhapress
26 jan 2021 às 15:02
- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade


Desapareceu do site do Ministério da Saúde nota afirmando que a revista científica The American Journal of Medicine havia publicado um artigo supostamente comprovando a eficácia de drogas que compõem o chamado "tratamento precoce" contra Covid-19.

As melhores evidências científicas apontam que não há tratamento precoce contra a doença.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A nota estava no site do ministério até, pelo menos, o dia 18, segundo o Internet Archive, repositório que faz cópias de páginas da internet para facilitar pesquisas. No dia 21, o link para a postagem do ministério já apresentava erro.

Leia mais:

Imagem de destaque
Doença avança

Boletim da Dengue: regional de Londrina contabiliza mais de 25 mil casos em uma semana

Imagem de destaque
183 no Paraná

Brasil já registra 1.657 mortes por dengue desde janeiro de 2024

Imagem de destaque
Altitude

Palmeiras recorre a suplemento para amenizar 'viagem que Guardiola não faz'

Imagem de destaque
Saiba mais

Anvisa discute regulamentação de cigarro eletrônico no Brasil


O trabalho publicado online em agosto de 2020 na revista em nenhum momento se propõe a provar a eficácia de um suposto tratamento precoce. O artigo discutia possibilidades de abordagens caso estudos clínicos não fossem viáveis ou não apresentassem orientações a tempo. Dessa forma, o artigo falava que outras informações científicas deveriam ser levadas em conta.

Publicidade


Mesmo assim, os autores diziam que "futuros estudos randomizados devem confirmar, rejeitar, refinar e expandir os princípios".


Apesar disso, o site do ministério disse, em nota de 2 de janeiro de 2021, que o artigo "comprova a eficácia do tratamento precoce na evolução da Covid-19".

Publicidade


O texto da pasta citava zinco, azitromicina e hidroxicloroquina como drogas para Covid-19, "amplamente utilizadas no protocolo do Governo Federal no enfrentamento à pandemia". Dizia ainda que "a política de atuação no tratamento precoce tem sido reforçada pelo ministro", o general Eduardo Pazuello.


Permanece online a postagem no Twitter com as informações incorretas.

Publicidade


Recentemente, Pazuello negou, em coletiva de imprensa, que ele ou o ministério indicassem medicamentos contra a Covid, mas só um "atendimento precoce", que seria a busca de ajuda médica logo.


"Nós defendemos, incentivamos e orientamos que a pessoa doente procure imediatamente o posto de saúde, procure o médico. E o médico faça o diagnóstico clínico do paciente. Este é o atendimento precoce. Que remédios o médico vai prescrever, isso é foro íntimo do médico com seu paciente. O ministério não tem protocolos sobre isso, nem poderia ter. Tratamento é uma coisa, atendimento é outra", afirmou Pazuello.

Publicidade


A afirmação não é verdadeira. O ministério já citou o "tratamento precoce" e cloroquina em diversos momentos da pandemia. Documentos da pasta, inclusive um recente associado ao caos pandêmico em Manaus, orientam a indicação de drogas não recomendadas por autoridades internacionais de saúde.


A reportagem procurou o editor responsável pela revista The American Journal of Medicine. "O artigo não diz que a cloroquina é uma terapia comprovada. Sugere que, baseado em dados in vitro, parecia boa ideia", diz Joseph Alpert, editor do periódico e professor da Universidade do Arizona, nos EUA. "Assim como o papa disse a Galileu que a Terra era o centro do nosso Sistema Solar –parecia uma boa ideia até então."

Procurado, o ministério informou que só conseguirá responder na quarta-feira (27).


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade