O ministro da Saúde, Arthur Chioro, discursou na segunda-feira (19), no plenário da 67ª Assembleia Mundial de Saúde em Genebra, na Suíça, e reafirmou o compromisso do governo brasileiro em manter a universalidade de seu sistema de saúde, ressaltando que, para os brasileiros, a saúde é um direito social que não pode se sujeitar à lógica de mercados.
"Estou convencido que somente com sistemas universais de saúde, estruturados a partir de um compromisso ético e político em defesa da vida, conseguiremos enfrentar os dilemas nacionais e globais que nos desafiam no presente e ameaçam nosso futuro", enfatizou o ministro aos representantes de centenas de países presentes no encontro.
Dentro do tema do encontro "Clima e Saúde", o ministro lembrou o compromisso brasileiro de promover o desenvolvimento sustentável, com a erradicação da pobreza e com a superação das desigualdades. E citou como exemplo de ação de saúde voltada para as mudanças climáticas a criação da força nacional do SUS, que atua em situações de catástrofes.
Leia mais:
75% dos fumantes de cigarro eletrônico sofrem de ansiedade, diz estudo
Crise climática afeta de forma desproporcional saúde de pessoas negras e indígenas no Brasil, aponta análise
Brasil tem estabilidade de casos de dengue, mas especialistas alertam para aumento em breve
Acesso à internet pode melhorar a saúde mental de pessoas acima de 50 anos, diz estudo
O ministro da saúde destacou que, nos últimos 25 anos, o Brasil vem construindo seu Sistema Único de Saúde, público e gratuito, e que uma das prioridades é expandir a atenção primária garantindo o acesso universal aos medicamentos. Além disso, Chioro demonstrou a preocupação em constituir e ampliar redes de atenção integral à saúde que atuem na proteção e vigilância, entre outras ações estratégicas. Chioro destacou ainda o desafio da implantação do programa Mais Médicos.
O ministro finalizou sua fala fazendo um convite aos líderes dos países participantes da Assembleia para a Copa do Mundo no Brasil e garantiu que o País está pronto para receber a todos.