A Administração Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, realiza em Ibiporã a 16ª Campanha de Vacinação contra a Gripe, que vai até dia 9 de maio. Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estão aplicando gratuitamente a vacina, que combate três vírus: H1N1, Influenza A e Influenza B.
Neste sábado (26), o município participa do Dia Nacional de Mobilização. Profissionais aplicarão a vacina na praça Pio XII, das 8 às 17h. Haverá também vacinação nas UBSs do Jardim Bom Pastor, Vila Esperança (R. Ibraim Prudente da Silva, em frente ao CAIC), San Rafael , Serraia (em frente ao UPA) e no Centro Comunitário José Pires de Godoy. Duas equipes do posto de saúde do Jardim John Kennedy estarão vacinando os idosos acamados. Equipes de saúde da UBS do San Rafael também irão vacina os idosos e pacientes debilitados.
De acordo com a coordenadora de Vigilância Epidemiológica e do Programa de Imunização da Secretaria de Saúde, Sebastiana Caetano Riechel, a meta de Ibiporã é vacinar 40% (4 mil e 800 pessoas) do total de 12 mil, somente no sábado. O objetivo é imunizar 80% dos grupos prioritários (10.318, sendo a maioria idosos - 6.009 pessoas) até o final da campanha.
Leia mais:
Brasil atingiu a marca de 672 mil pacientes que se tratam com cannabis medicinal
Deborah Blando revela que tem fibromialgia há 36 anos
Estudo aponta alta letalidade de cânceres relacionados ao tabaco
Anvisa estabelece novas regras para manipulação de implantes hormonais
As crianças de seis meses a menores de cinco anos, idosos com 60 anos ou mais, profissionais da saúde, população indígena, mulheres grávidas e puérperas (até 45 dias após o parto), presos e colaboradores do sistema prisional, portadores de doenças crônicas não transmissíveis ou com outras condições clínicas também devem se vacinar.
"A vacina contra gripe é segura. A pessoa que tomar não irá desenvolver a gripe, pelo contrário, a vacina é uma medida de prevenção e proteção juntamente com os cuidados universais de saúde", explica Sebastiana. A vacina é contraindicada somente para pessoas que têm alergia ao ovo e derivados ou que já tiveram reações adversas em outras campanhas.
Cuidados simples como lavar as mãos várias vezes ao dia, cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar, evitar tocar o rosto, não compartilhar objetos de uso pessoal e usar álcool são muito úteis na prevenção da gripe.
Para vacinar-se é preciso apresentar o cartão de vacina, o cartão nacional do SUS, ou RG. Para os profissionais de saúde um documento que comprove a área de atuação. Os portadores de doenças crônicas que fazem tratamento por convênio particular precisam apresentar um pedido do médico referindo a doença.
Vacina preventiva contra o HPV
A vacina contra o Papiloma Vírus Humana (HPV), que causa o câncer de colo de útero, continua sendo aplicada nas meninas de 11 a 13 anos, em todas as UBSs de Ibiporã, gratuitamente. Diferente da campanha da gripe, que dura apenas um período, a imunização contra o HPV será feita durante todo o ano.
A meta de Ibiporã é vacinar até dezembro deste ano, 1214 adolescentes nesta faixa etária. Cada menina precisa tomar três doses da vacina, no braço, para a proteção ser efetiva. A segunda dose deve ser tomada seis meses após a primeira e a terceira, cinco anos depois da primeira dose.
A vacina oferecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é quadrivalente, oferecendo proteção contra quatro subtipos do HPV: 6, 11, 16 e 18. Os tipos 16 e 18 são responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer de colo de útero, que depois do câncer de mama, é o câncer que mais mata mulheres no mundo.
Segundo Sebastiana, a vacina não descarta o exame preventivo de câncer de colo uterino. "A eficácia da vacina é de 96% e é um direito da mulher, entretanto, após o início da vida sexual é muito importante que o exame preventivo também seja realizado uma vez por ano para detectar qualquer anormalidade no colo do útero", explica Sebastiana.
Apenas meninas com doença aguda grave são contraindicadas a tomar a vacina. Para mais informações procure a UBS mais próxima da sua residência.