Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Caos na Saúde

MP adverte prefeitura e HZN por falta de médicos em Londrina

Guilherme Batista - Redação Bonde
24 out 2013 às 17:38

Compartilhar notícia

- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Secretaria Municipal de Saúde anunciou nesta quinta-feira (24) a contratação de mais 20 médicos plantonistas para as unidades básicas (UBS) de Londrina. O secretário Francisco Eugênio de Souza lembrou que, desde o início do ano, a atual administração já havia contratado 63 profissionais. "Estamos preparando a convocação de mais 20 e a intenção é contratar ainda mais no próximo ano. Tudo isso, no entanto, depende da disponibilidade financeira do município", explicou.

O anúncio foi feito depois de reunião realizada pela manhã na Promotoria de Defesa da Saúde Pública de Londrina. No encontro, o promotor Paulo Tavares advertiu município e Estado e pediu a contratação de mais médicos para os postos de saúde e para o Hospital da Zona Norte (HZN) de Londrina. Ele destacou que vai continuar acompanhando a situação e que não vai admitir novos furos nas escalas dos profissionais. Tavares não descartou entrar com uma ação pedindo a readequação nos atendimentos.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O diretor do HZN, Walter Marcondes Filho, destacou no início da semana que o Governo do Estado já trabalha na contratação de mais plantonistas. O valor pago por plantão também deve ser melhorado, segundo ele. O diretor culpou, ainda, a Prefeitura de Londrina por superlotar o hospital. "Os pacientes que deveriam ser atendidos nos postos de saúde estão procurando os hospitais secundários. O excesso de pacientes sobrecarrega e cansa os médicos e, consequentemente, causa os furos nas escalas de plantão", argumentou.

Leia mais:

Imagem de destaque
Estudo

Famílias que ganham até R$ 1.200 por mês usam 82% dos recursos aplicados no SUS

Imagem de destaque
Novos focos

Novo plano para combater câncer de colo do útero tem foco em rastreio e vacina

Imagem de destaque
Vítimas menores de 14 anos

Brasil registra mais de 11 mil partos resultantes de violência sexual, diz pesquisa

Imagem de destaque
Alerta

Sesa reforça gratuidade dos serviços ofertados pelo SUS


O secretário municipal de Saúde rebateu as declarações de Marcondes Filho dizendo que o HZN também precisa fazer a parte dele. "Estamos anunciando a contratação de mais médicos, mas esperamos que o hospital também convoque novos plantonistas. O problema precisa ser resolvido de forma conjunta", ressaltou.

Publicidade


Seleção de profissionais


A Secretaria de Saúde também divulgou nesta quinta-feira o resultado da seleção de profissionais temporários para a área. A lista pode ser conferida no Jornal Oficial do Município, a partir da página 129.

Publicidade


Os candidatos convocados deverão comparecer na terça-feira (29), às 9h, na Sala Noel Nutels da Vila da Saúde (avenida Jorge Casoni, 2.350, centro). A vigência dos contratos será da data em que se der a admissão até o dia 22 de fevereiro de 2014.


Os selecionados vão atuar nas áreas de educador físico, farmacêutico, nutricionista, psicólogo, fisioterapeuta, enfermeiro, auxiliar de enfermagem, psiquiatra e infectologista.


A secretaria precisou fazer a contratação temporária por que ainda não conseguiu realizar concurso público para a contratação de 432 profissionais. O teste chegou a ser feito em julho, mas acabou cancelado depois de denúncias de plágio e recomendação do Ministério Público.

Atualmente, o município trabalha na implementação de um novo concurso.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo