Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Ação civil pública

MP cobra ampliação emergencial do pronto-socorro do HU em Londrina

Redação Bonde com MP/PR
02 mar 2016 às 18:00

Compartilhar notícia

- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A 24ª Promotoria de Justiça de Londrina ajuizou, nesta terça-feira (1º), ação civil pública contra o Estado e a Universidade Estadual de Londrina (UEL) para requerer, liminarmente, a ampliação emergencial do Pronto-Socorro do Hospital Universitário (HU).

O Ministério Público do Paraná cobra a nomeação de servidores para atender a unidade, que está sobrecarregada. O PS tem capacidade para 48 pacientes internados em leitos, porém, entre 2013 e janeiro deste ano, a média diária de atendimentos foi de 76 pacientes – quase 60% a mais do limite.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Na ação, a magistrada relata que o Hospital Universitário, fundado em 1971, "é o único público de grande porte do Norte do Paraná, caracterizando-se como um Centro de Referência Regional para o SUS", atendendo pacientes vindos de 230 municípios paranaenses e de outras 109 cidades brasileiras. Apesar disso, o PS está com estrutura desfasada, tanto em capacidade física quanto de pessoal - aproximadamente 329 servidores. Entre os documentos que fundamentam a ação está um levantamento do Conselho Regional de Enfermagem que aponta que desde de 2012 a única benfeitoria executada no pronto atendimento foi a pintura da unidade.

Leia mais:

Imagem de destaque
Análise

Opas se preocupa com aumento de casos de dengue, oropouche e gripe aviária nas Américas

Imagem de destaque
Está sob cuidados

Presidente Lula fará procedimento endovascular nesta quinta

Imagem de destaque
Ministro da comunicação

Pimenta diz não ver necessidade por ora de afastamento de Lula da Presidência após cirurgia

Imagem de destaque
Balanço semanal

Com 1.176 casos de dengue, regional de Londrina lidera registros de dengue no Paraná


A superlotação do PS foi comunicada ao MP-PR pela própria direção do HU, em 2013. Desde então, o Ministério Público tem buscado resolver a questão de forma administrativa, afim de evitar a judicialização do caso. Como não houve mais alternativa, foi proposta a ação.

Em caráter liminar, o MP-PR requer que o valor da reforma do PS seja incluído no orçamento deste ano da Secretaria Estadual da Saúde e que as obras sejam iniciadas ainda neste semestre, com conclusão em prazo máximo de seis meses. Pleiteia também a nomeação pelo Estado dos 92 candidatos já aprovados em concurso público, bem como a abertura de outras 93 vagas que aguardam anuência do governo estadual e informações sobre concurso público em andamento, envolvendo 144 cargos.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo