A Promotoria de Justiça de Paranacity (66 km ao norte de Maringá) encaminhou recomendação administrativa às prefeituras e secretarias municipais de Saúde de Cruzeiro do Sul, Paranacity, Inajá, Paranapoema e Jardim Olinda, para que todas essas cidades mantenham médicos plantonistas nos hospitais municipais conveniados ao Sistema único de Saúde (SUS).
A recomendação, assinada pela promotora de Justiça Rosany Pereira Orfon, requer a presença de médicos plantonistas em tempo integral, inclusive nos finais de semana e feriados. De acordo com a Promotoria, a falta de plantonista no Hospital Municipal de Inajá já teria ocasionado a morte de um paciente, portador de necessidades especiais, pois não foi prestado o atendimento prioritário.
A promotora destaca que "a demora ou a recusa no atendimento de situações de urgência e emergência podem acarretar a prisão em flagrante e a responsabilização criminal dos plantonistas e diretores dos hospitais, por omissão de socorro, além de eventual prática de crime de lesão corporal e homicídio culposo".
Leia mais:
Nísia Trindade descumpre promessa de disponibilizar medicamentos de câncer de mama no SUS
Estudo mostra correlação entre perda de músculo e maior risco de demência
Novos planos de saúde poderão ser cancelados com duas mensalidades atrasadas
Saúde confirma morte de homem em decorrência da dengue em Cambé
Foi fixado prazo de cinco dias úteis, a partir do recebimento, para que as prefeituras informem a Promotoria sobre as providências tomadas.