Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Alerta epidemiológico

MP recomenda prisão de quem atrapalhar trabalho contra a dengue em Londrina

Guilherme Batista - Redação Bonde
27 nov 2015 às 17:06

Compartilhar notícia

- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O poder público quer fechar o cerco contra a dengue em Londrina. A prefeitura decretou alerta epidemiológico por conta da doença e realiza, desde o início da semana, visitas em imóveis de regiões que possuem elevados índices de infestação do mosquito Aedes aegypti. "O principal objetivo envolve eliminar os criadouros do mosquito e evitar a proliferação da doença", destacou o promotor de Defesa da Saúde Pública em Londrina, Paulo Tavares, recomendando, ainda, "tolerância zero" contra quem quiser atrapalhar o trabalho dos agentes de endemias na cidade. "A pessoa que impedir o funcionário de entrar em imóveis precisa ser presa em flagrante e responder por crime contra a administração pública", advertiu.

Tavares lembrou que, por conta do decreto de alerta epidemiológico, os agentes estão com a entrada liberada em qualquer imóvel do município. "Eles têm a permissão de forçar o acesso, caso seja necessário, para fazer o trabalho e salvaguardar, assim, os direitos da população", completou.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


De acordo com o último Levantamento Rápido de Índices para o Aedes aegypti (LIRAa), Londrina está com 7,9% de índice de infestação do mosquito. Ou seja, cerca oito a cada cem residências do município possuem criadouros do inseto. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o valor considerado satisfatório é abaixo de 1%. Entre 1% e 3,9%, o estado é considerado de alerta e, acima de 3,5%, há risco de surto para dengue. "Estamos com quase 3 mil casos confirmados e um clima propício, de calor e chuva, para a situação ficar ainda pior. É preciso que o trabalho seja feito, e o mais rápido possível", alertou o promotor.

Leia mais:

Imagem de destaque
Estudo

Famílias que ganham até R$ 1.200 por mês usam 82% dos recursos aplicados no SUS

Imagem de destaque
Novos focos

Novo plano para combater câncer de colo do útero tem foco em rastreio e vacina

Imagem de destaque
Vítimas menores de 14 anos

Brasil registra mais de 11 mil partos resultantes de violência sexual, diz pesquisa

Imagem de destaque
Alerta

Sesa reforça gratuidade dos serviços ofertados pelo SUS


A comitê de ações contra a dengue, formado por Ministério Público (MP), Secretaria de Saúde e Conselho Municipal de Saúde, se reuniu na manhã desta sexta-feira para discutir as principais medidas a serem adotadas neste momento.

A reunião contou com a participação de diversos representantes de entidades públicas e privadas, que estão preocupadas com o alerta epidemiológico. "O município prometeu fazer a contratação emergencial de ainda mais agentes de endemias e manter um cronograma de ações constantes, com visitas às regiões mais afetadas para a eliminação dos criadouros do mosquito e a coleta de material que pode acumular água parada", listou Paulo Tavares.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo