Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Dicas de prevenção

MS alerta sobre acidentes com animais peçonhentos

Agência Saúde
06 nov 2013 às 14:31

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Com a chegada das chuvas aumenta o risco de acidentes com animais peçonhentos, como escorpiões, aranhas e serpentes. Entre novembro de 2012 e março de 2013, temporada de chuvas na maior parte do país, foram registrados 71.217 acidentes e 144 mortes. Em comparação com o mesmo período do ano anterior (novembro de 2011 a março 2012) houve um acréscimo de quase 6% no número de acidentes com estes animais e 9% em relação a óbitos. Neste período,foram notificados 67.197 casos deste tipo e 132 óbitos. Em todo o ano passado, foram notificados 143.658 acidentes e 273 mortes.

Os escorpiões são os responsáveis pela maior ocorrência destes acidentes no Brasil. Quase metade das notificações do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) é devido a estes animais. Em 2012, houve 65.008 casos de acidentes por escorpiões, ou seja, 45% do total notificado no ano. As serpentes causaram 20% dos acidentes, 18% foram pelas aranhas, 7% pelas abelhas, 3% pelas lagartas e 7% por outros animais. Dados preliminares de 2013 apontam 99,5 mil notificações de janeiro a setembro.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade


Com as chuvas, os animais peçonhentos são obrigados a sair dos seus esconderijos e a procurar novo abrigo, tanto em áreas urbanas quanto rurais. Assim, não é difícil encontra-los nas proximidades das casas, jardins e parques. O processo de urbanização também tem levado ao aumento da exposição a estes animais. O escorpião, por exemplo, se alimenta de baratas, portanto sobrevive em ambientes urbanos com facilidade. Além disso, o depósito e acumulo de lixo, entulhos e materiais de construção junto às habitações podem servir de abrigo para os animais peçonhentos.

Leia mais:

Imagem de destaque
Ministro da comunicação

Pimenta diz não ver necessidade por ora de afastamento de Lula da Presidência após cirurgia

Imagem de destaque
Balanço semanal

Com 1.176 casos de dengue, regional de Londrina lidera registros de dengue no Paraná

Imagem de destaque
Emergência

Lula evoluiu bem à cirurgia, está estável e conversa normalmente, dizem médicos

Imagem de destaque
Drenagem de emergência

'Presidente encontra-se bem', diz boletim médico após cirurgia de Lula

PREVENÇÃO - A melhor forma de evitar acidentes é adotar medidas de prevenção. Por isso, o Ministério da Saúde recomenda manter a casa e a área ao redor limpas, uma vez que o lixo e entulhos podem servir de abrigo para muitos destes animais. Também é importante ficar atento à limpeza de armários, já que ambientes escuros e úmidos servem de esconderijos para aranhas e escorpiões. Vedar frestas e buracos em paredes, assoalhos, forros, meias-canas e rodapé, além de utilizar telas e vedantes em portas, janelas e ralos são outras formas de evitar a presença dos animais peçonhentos. Moradores de área rural e trabalhadores da agricultura não podem deixar de usar luvas e botas ao entrar em matas ou plantações.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo