A diretora-geral da organização Médicos Sem Fronteiras (MSF) no Brasil, Susana de Deus, se reuniu na tarde de segunda-feira (19) com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, para conversar sobre futura cooperação entre a entidade e o Ministério da Saúde. A ideia é que a experiência da organização seja aproveitada na execução do Programa Mais Médicos.
O Mais Médicos tem como objetivo ampliar o número de profissionais nas regiões carentes, como os municípios do interior e as periferias de grandes cidades. A organização Médicos Sem Fronteiras é mundialmente reconhecida por levar médicos a regiões remotas ou de difícil acesso. Os profissionais da entidade já atuaram no Brasil por dez anos na região Amazônica, quando realizou um trabalho de medicina preventiva com tribos indígenas.
"Queremos aprofundar essa troca de experiências, transformar o conhecimento da organização Médicos Sem Fronteiras em informação útil para coordenadorias estaduais e municipais, tanto na questão da atuação do médico e da supervisão quanto sobre novas tecnologias de atuação", destacou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
Leia mais:
Pimenta diz não ver necessidade por ora de afastamento de Lula da Presidência após cirurgia
Com 1.176 casos de dengue, regional de Londrina lidera registros de dengue no Paraná
Lula evoluiu bem à cirurgia, está estável e conversa normalmente, dizem médicos
'Presidente encontra-se bem', diz boletim médico após cirurgia de Lula
A diretora-geral do MSF no Brasil, Susana de Deus, explicou que a organização conta com ferramentas de gestão que podem ser uteis para programas do Ministério da Saúde.
"Podemos ajudar o Ministério da Saúde passando o nosso conhecimento porque as maiores operações que temos são em áreas remotas. Então, nós temos o maior prazer em compartilhar essa nossa experiência com o Ministério da Saúde, trocar ideias com os profissionais que estão em área de supervisão, com os próprios médicos, dividir algumas ferramentas de gestão que a organização tem e que o Ministério da Saúde possa considerar pertinente pra sua ação. A colaboração com Ministérios da Saúde já ocorre em outros países", explicou.
Esse foi o primeiro encontro entre o Ministério da Saúde e a organização Médicos Sem Fronteiras para falar sobre os desafios de levar cuidados médicos a áreas remotas, do qual também participaram o secretáriode gestãodo Trabalho e da Educação na Saúde, Mozart Sales, e o Assessor especial para assuntos internacionais do Ministério da Saúde, Alberto Kleiman.