Uma pesquisa afirma que mulheres que não possuem hábitos saudáveis e não praticam exercícios são 40% mais propensas a desenvolver câncer de mama.
O estudo avaliou cerca de 19 mil mulheres. O primeiro passo foi conversar sobre saúde e atividade física com mulheres na faixa etária de 56 anos, aproximadamente. Após 13 anos, a conversa foi repetida e cerca de 900 delas receberam o diagnóstico de câncer.
A pesquisadora Ylva Trolle Lagerros, médica do Instituto Karolinska, em Estocolmo, alerta que o câncer não está somente ligado ao peso corporal. Para se prevenir é preciso realizar atividades físicas. "Seu corpo não se importa se você está transportando mantimentos para casa ou se você está na academia, é a quantidade total de exercício no dia em que importa", disse.
Leia mais:
Saúde alerta para a necessidade da vacinação contra a coqueluche para conter o aumento de casos
Falta de Ozempic em farmácias leva pacientes à busca por alternativas
Brasil recupera certificado de eliminação do sarampo após cinco anos
Campanha médica promove evento focado na prevenção de arritmias em Londrina
O estudo constatou que estar acima do peso aumenta em 20% o risco de se desenvolver a doença, enquanto a obesidade aumenta esse índice em 58%. Na Grã-Bretanha o câncer de mama é o mais comum entre mulheres. Todos os anos, por volta de 50 mil pacientes são diagnosticadas.
Lagerros ainda axalta a importância da pesquisa. "Nosso estudo mostra que as mulheres na pós-menopausa podem diminuir o risco de câncer de mama com exercícios e perda de peso - que é uma mensagem de saúde pública clara".
(Com informações do Portal Terra)