Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Exame gratuitamente

Município abre Campanha de Prevenção do Câncer de Mama

Redação Bonde com N.Com
02 out 2018 às 09:51

Compartilhar notícia

- Shutterstock
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Em cerimônia realizada nesta segunda-feira (1º), na Prefeitura de Londrina, foi aberta oficialmente a Campanha de Prevenção do Câncer de Mama 2018, organizada pela Caixa de Assistência, Aposentadoria e Pensões dos Servidores Municipais de Londrina (Caapsml). A iniciativa oportuniza que todas as usuárias do Plano de Assistência à Saúde, com idade a partir de 35 anos, possam realizar o exame preventivo gratuitamente em qualquer clínica de imagem credenciada à Caapsml, sem a necessidade do pedido médico. A campanha vale durante todo este mês, até o dia 31 de outubro.

O prefeito Marcelo Belinati e o superintendente da Caapsml, Marco Antônio Bacarin, participaram do evento, que reuniu servidoras e servidores municipais, conselheiras e integrantes de associações de Londrina.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Como parte dos atos de conscientização promovidos pela campanha mundial Outubro Rosa, a ação do Município é direcionada para as cerca de cinco mil mulheres que são atendidas atualmente pelo plano da Caapsml e enquadradas na faixa etária definida.

Leia mais:

Imagem de destaque
Análise

Opas se preocupa com aumento de casos de dengue, oropouche e gripe aviária nas Américas

Imagem de destaque
Está sob cuidados

Presidente Lula fará procedimento endovascular nesta quinta

Imagem de destaque
Ministro da comunicação

Pimenta diz não ver necessidade por ora de afastamento de Lula da Presidência após cirurgia

Imagem de destaque
Balanço semanal

Com 1.176 casos de dengue, regional de Londrina lidera registros de dengue no Paraná


Durante a abertura, o prefeito ressaltou que estimular a prevenção entre as mulheres é o fator mais importante da campanha, sendo que a detecção precoce do câncer de mama favorece o tratamento e as chances de cura, que neste caso podem chegar a 98%. "Como médico, infelizmente eu já presenciei muitos casos de câncer e sei do sofrimento que é para a pessoa acometida, que muitas vezes não percebe os sintomas, bem como para as famílias que enfrentam isso de perto. Portanto, é sempre válido frisar para as mulheres a importância de fazer o autoexame de rotina, e também a mamografia com regularidade. A campanha dá direito ao exame de mama gratuito e é uma singela contribuição da Prefeitura, visando valorizar e beneficiar a saúde das nossas servidoras. Parabenizo toda a equipe da Caapsml e desejo que seja um grande sucesso", disse.

Publicidade


Segundo Bacarin, ao abrir os exames para todas as servidoras mulheres, de 35 anos ou mais, o órgão busca reforçar a conscientização e antecipar os cuidados preventivos, uma vez que a mamografia é recomendada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para mulheres a partir de 50 anos. "Dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) apontam que mais de 50 mil novos casos de câncer de mama são registrados por ano, por isso é importante demais alertarmos sobre a prevenção. Os cuidados com a saúde são fundamentais, então queremos avançar na divulgação e alcançar o maior número de adesões nesta edição da campanha", reforçou.


Já a diretora de Assistência à Saúde da Caapsml, área que faz a gestão do Plano, Maria Terezinha de Carvalho, frisou que a estratégia da campanha é, a partir da ampliação da faixa etária das mulheres atendidas, disseminar as informações e lembrar da seriedade que o câncer de mama representa na sociedade. A doença é o segundo tipo de tumor mais frequente no mundo, depois do câncer de pele, sendo o mais comum entre as mulheres brasileiras. "As interessadas em fazer o exame gratuito devem apenas agendar seu horário no centro de imagem credenciado de sua preferência, sem precisar de pedido médico. A descoberta precoce do câncer permite boas perspectivas de tratamento, então a Caapsml está dando essa oportunidade para que todas cuidem bem de sua saúde", completou.

Publicidade


Também participaram da solenidade a presidente do Conselho Administrativo da Caapsml, Ana Cristina Pialarice, a secretária municipal de Recursos Humanos, Adriana Valero, a presidente da Associação dos Aposentados da Prefeitura Municipal de Londrina (AAPML), Dilza Ramos, além de representantes do Grupo de Mulheres Corretoras de Imóveis de Londrina (GMCI).


A doença - Segundo o Instituto Nacional de Câncer ele corresponde a cerca de 30% dos casos registrados anualmente. A doença consiste no desenvolvimento anormal das células da mama, que se multiplicam repetidamente até formarem um tumor maligno. O sintoma mais comum a ser percebido pela mulher é um caroço no seio, acompanhado ou não de dor. Também podem surgir pequenos caroços embaixo do braço.

Exame - A mamografia é o exame dos seios para a prevenção do câncer de mama e é também um método diagnóstico. O exame de mamografia é obtido por meio de um aparelho chamado mamógrafo, que emite pequenas doses de raio-x. Neste procedimento, a mama é comprimida de forma a fornecer melhores imagens e, consequentemente, trazendo melhor capacidade de diagnóstico.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo