Para marcar o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, marcado para o dia 15 de junho, a Secretaria Municipal do Idoso realizará diversas ações em conjunto com a rede de serviços públicos municipais nesta terça-feira (13) e sábado (17).
Entre as atividades estão conversas com os alunos sobre os direitos dos idosos, as formas de violência que esse grupo pode vir a sofrer, entrega de panfletos para a comunidade, produção de cartazes educativos, peças teatrais e apresentações, além de campanha educativa no Calçadão da cidade.
Para a secretária municipal do Idoso e da Assistência Social, Nádia Oliveira de Moura, é necessário que o Município realize essas ações para que a violência contra o idoso seja conhecida, denunciada e combatida. "Nos preocupamos muito em trabalharmos em prol do fortalecimento das ações já existentes e em fomentarmos novas ferramentas que visem a conscientização e o combate à violência contra a pessoa idosa. Isso porque entendemos que quanto mais se fala sobre o assunto, mais pessoas conhecem os serviços que toda a rede municipal oferece e elas nos ajudam a combater esse mal", destacou.
Ações com as crianças - Amanhã (13), a partir das 13h30, os alunos dos quartos e quintos anos, da Escola Municipal Leônidas Sobrinho Porto vão expor os materiais produzidos durante este mês. As 120 crianças de 8 a 10 anos debateram a importância do respeito aos mais velhos, a valorização do conhecimento que os idosos têm para passar aos mais jovens e as formas de proteger esse público.
Para complementar o trabalho feito em sala de aula pelos professores, a assistente social da Secretaria Municipal do Idoso, Maria Angela Santini, e a presidente do Conselho Municipal da Pessoa Idosa (CMDI) e psicóloga da Secretaria do Idoso, Luciana Ferreira Alvarez vão ministrar uma palestra, às 13h30, na biblioteca da escola, que fica na Rua Jequitibá, 226, no Jardim Leonor.
Elas também distribuirão panfletos e informativos da rede de serviços para as crianças entregarem a seus pais. Nos folderes há informações sobre as atividades desenvolvidas nos Centros de Convivência do Idoso (CCI) da região leste e oeste, e os telefones e endereços para contato. O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS IV) também dará material explicativo para as crianças.
A diretora da unidade escolar, Rosana Sakaguti Ferreira, acredita que a troca de informações entre profissionais de outras áreas enriquece o conhecimento das crianças. "Essa será a primeira vez que as profissionais vem falar com as crianças sobre a violência contra idosos. Esse tema é trabalhado durante todo ano através da contação de histórias e outras atividades, onde repassamos os valores, os princípios e o respeito ao diferente. Acredito que essa experiência será muito enriquecedora", ressaltou.
Telefones para denúncia
O cidadão, que souber de algum idoso que sofre violência, deve entrar em contato com a Secretaria Municipal do Idoso pelo (43) 3375-0307 ou pelo Disque Idoso Paraná no 0800-41-0001 ou por meio do Disque Direitos Humanos – 100.
É possível fazer a denúncia no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS IV), pelo (43) 3378-0405 e na Cáritas Londrina pelo 3354-2853 ou 3354-2881 ou pelo email notificacao@caritaslondrina.com.br. Aqueles que preferirem podem ir pessoalmente até os dois locais. O CREAS IV fica na Avenida Rio de Janeiro, 1560 (quase esquina com a Rua Paes Leme). A Cáritas está situada à Rua Umuarama, 46, no Jardim Santo Antônio.