Com o intuito de conscientizar a população sobre a importância do aleitamento materno, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) divulgou, na terça-feira (4), o balanço das ações realizadas durante o Agosto Dourado, mês do Aleitamento Materno.
A temática central deste ano foi o "Aleitamento materno: a base da vida". Foram realizados trabalhos em campo com as gestantes e mães que utilizam as Unidades Básicas de Saúde (UBSs); foi feito o lançamento da Cartilha Serviço de Apoio ao Aleitamento - que está disponível para download pelo link; rodas de conversas nos grupos de atividades realizados pelas equipes do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF); foi realizado ensaio com as mulheres que estão ou que já amamentaram, as unidades montaram paineis e murais em suas sedes, entre outras atividades.
A SMS também lançou o pré-natal do parceiro, cujo objetivo foi estimular a paternidade ativa e mostrar a importância de uma mudança cultural no público masculino, a fim de incentivá-lo a procurar pela prevenção de doenças e promoção da saúde. Outra novidade deste ano foi a publicação de vídeos caseiros feitos pelas gestantes e por mães que amamentaram seus filhos. Elas contaram suas experiências, dificuldades, desafios e incentivam a prática do aleitamento. Ao todo, foram produzidos 28 vídeos, divulgados nas mídias sociais da Prefeitura de Londrina.
Leia mais:
Crise climática afeta de forma desproporcional saúde de pessoas negras e indígenas no Brasil, aponta análise
Brasil tem estabilidade de casos de dengue, mas especialistas alertam para aumento em breve
Acesso à internet pode melhorar a saúde mental de pessoas acima de 50 anos, diz estudo
Hormonologia, sem reconhecimento de entidades médicas, se espalha nas redes e tem até congresso
Segundo a gerente de Programas Especiais em Saúde da SMS, Lilian Nellessen, a comunidade aprovou a ação, pois os vídeos conseguiram mil curtidas, 132 comentários, 348 compartilhamentos e mais de 55 mil visualizações. "As atividades do Agosto Dourado foram muito positivas. Conseguimos promover o aleitamento materno para muitos lugares que nem conseguimos imaginar, porque os vídeos veicularam na internet e tiverem bastante repercussão. Isso é muito importante, porque nos ajuda a falar sobre o assunto e promover o aleitamento", afirmou.
A Secretaria Municipal de Educação (SME) também foi parceira do Agosto Dourado. Isso porque, no dia 21 de agosto, foi realizado um encontro intitulado "Incentivo ao leite materno na educação de Londrina". A intenção foi conversar com os educadores dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e dos Centros de Educação Infantil (CEIs) para que eles estimulem as mães que ainda amamentam a continuar fazendo isso, seja fornecendo o leite humano para ser servido ao bebê durante o tempo em que ele passa na unidade escolar ou amamentando na própria sede educacional. Para isso, um novo sistema de informação para a Central de Vagas está sendo criado pela Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI), da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia (SMPOT). Com o sistema, no momento em que a mãe fizer a matrícula de seu filho ou filha, ela responderá um questionário onde colocará informações sobre se está amamentando ou não.
Além da Secretaria Municipal de Saúde, outros órgãos públicos como a Universidade Estadual de Londrina (UEL), Hospital Universitário (HU), o Hospital Evangélico (HE), Maternidade Municipal Lucilla Ballalai e o Banco de Lei Humano (BLH) também organizaram atividades como o I Encontro sobre Aleitamento Materno do Hospital Universitário e realizaram grupos de conversa com as mães de bebês em internação nas Unidades de Terapia Intensiva. Os demais integrantes do Comitê de Aleitamento Materno (Calma) também foram parceiros nas ações.