Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Mitos e verdades

Namorada de Marta é diagnosticada com câncer de mama

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
15 ago 2019 às 11:26
- Shutterstock
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O câncer de mama é o primeiro tipo de câncer mais comum entre as mulheres, segundo o Inca (Instituto Nacional de Câncer). O assunto tem sido discutido e retratado de diversas maneiras. Recentemente, a namorada da jogadora Marta, a também jogadora de futebol, Toni Pressley, publicou nas redes sociais que está enfrentando um câncer de mama. Ela iniciou recentemente um tratamento para combater a doença, em um hospital da Flórida, nos Estados Unidos.

Muitas mulheres costumam ter dúvidas sobre a doença, cujos sintomas incluem nódulo na mama, mudanças na forma do mamilo e secreção com sangue pela mama. Segundo estudos, quando diagnosticado precocemente, as chances de cura são de 95%. Para esclarecer algumas dúvidas sobre o assunto, o Dr. André Mattar, médico mastologista do Laboratório Rocha Lima, listou alguns tópicos importantes sobre a doença:

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Filho (a) de mãe que já teve câncer de mama têm mais chances de desenvolver a doença

Leia mais:

Imagem de destaque
183 no Paraná

Brasil já registra 1.657 mortes por dengue desde janeiro de 2024

Imagem de destaque
Altitude

Palmeiras recorre a suplemento para amenizar 'viagem que Guardiola não faz'

Imagem de destaque
Saiba mais

Anvisa discute regulamentação de cigarro eletrônico no Brasil

Imagem de destaque
Pacientes de até 12 anos

Unimed Londrina inaugura nova unidade de atendimento pediátrico 24 horas


Essa questão é verdadeira principalmente se o parente afetado apresentar a doença antes da menopausa. Os casos de câncer de mama hereditário são raros (cerca de 10% de todos os casos). Desta maneira, a maioria dos casos não é familiar, e, portanto, todas as mulheres devem ficar atentas. Quem possui histórico familiar de câncer de mama ou outros tipos de câncer deve ser melhor avaliado com um especialista no assunto.

Publicidade


Apenas as mulheres tem câncer de mama


É raro encontrar homens que tiveram câncer de mama, tanto que eles correspondem apenas entre 0,5 a 1% dos casos. Porém, segundo pesquisas feitas nos último 25 anos, foi constatado um aumento de aproximadamente 26% nas incidências do câncer de mama em homens.

Publicidade


Mães depois dos 30 e menstruação precoce tem maior probabilidade de ter câncer de mama


As mulheres que estão dentro desse perfil ficam mais expostas aos hormônios estrogênio e progesterona, pois menstruam com mais frequência no decorrer da vida, por isso o risco é ligeiramente maior.

Publicidade


Sutiã e desodorantes podem aumentar o risco de câncer de mama


Mito. Várias Fake News foram divulgadas dizendo que os desodorantes e até mesmo o sutiã podem ser os responsáveis pela doença. Na verdade, não existe nenhum estudo adequado que comprove que isto é verdade.

Publicidade


Amamentar colabora na prevenção da doença


A amamentação é claramente um fator protetor para o câncer de mama, especialmente por modificar a glândula mamária e torna-la mais diferenciada e estável. O benefício da amamentação é variável pois depende de vários outros fatores de risco associados.

Publicidade


Mulheres com seios pequenos não correm o risco de ter câncer de mama


Não existe ligação em relação ao tamanho dos seios e o câncer de mama, são outros fatores que podem contribuir com o aparecimento da doença como o sedentarismo, obesidade, uso de hormônios e alimentação com alto índice de gordura.

Publicidade


Silicone pode aumentar as chances de ter a doença


Outro boato infundado. Apesar de não aumentar o risco o implante pode atrapalhar o diagnóstico da doença, recomenda-se portanto, antes do procedimento, uma avaliação adequada com um especialista.


Qualquer caroço na mama é um câncer


Muitos pensam que qualquer caroço na mama é sinal que a pessoa tem câncer, mas isso não é verdade. Ele pode ser benigno ou maligno, mas isso só pode ser comprovado através de exames.


Ver essa foto no Instagram

As you may or may not know by now, a month ago I was diagnosed with breast cancer. • • Receiving this news turned my world upside down. • • Going to training and preparing for games was sometimes a struggle, keeping this secret, while trying to navigate my next steps. • • My teammates, coaches, friends, and family were so important during this time. Even though they had no idea why. • • I feel incredibly fortunate to have been proactive. • • I also feel lucky to have the full support of my team, club, family and friends. • • Thank you to my amazing team of doctors at Orlando Health for helping me every step of the way. • • Now, post surgery, I’m focused on my recovery. Both physically and mentally. • • Thank you to everyone for your well wishes! • • I will be back soon 💜💪🏽

Uma publicação compartilhada por Toni Deion Pressley 🌱🧿 (@tonideion) em


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade