Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Saúde

Nas faculdades, cai o interesse pela homeopatia

Agência Estado
30 jan 2011 às 08:18

Compartilhar notícia

- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Dos 350 mil médicos brasileiros, cerca de 15 mil são homeopatas, segundo estimativa da Associação Médica Homeopática Brasileira (AMHB). Embora o mercado tenha se expandido com a inclusão da homeopatia no SUS, o interesse pela especialidade tem caído nas faculdades de Medicina.

Segundo o presidente da AMHB, Carlos Fiorot, o problema que afeta a homeopatia é o mesmo de outras áreas que dependem fundamentalmente da prática clínica: a má remuneração das consultas. "Os estudantes acabam preferindo áreas em que podem ganhar com procedimentos, como cirurgia e dermatologia", afirma. Outro obstáculo para a formação de profissionais qualificados é o pequenos número de cursos no País. Poucas são as universidades que oferecem a disciplina de homeopatia na graduação e apenas a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro possui curso de residência na área.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O desconhecimento e o preconceito existente na comunidade científica, afirma Marcus Zulian Teixeira, impede o avanço de pesquisas sobre o tema. "Existem artigos de boa qualidade, mas são poucos. Não temos a indústria farmacêutica para subsidiar a pesquisa nem a mesma facilidade para conseguir financiamento com os órgãos de fomento", diz.

Leia mais:

Imagem de destaque
Brasil

Ministério da Saúde amplia de 22 para 194 serviços voltados à população trans no SUS

Imagem de destaque
Estratégia inovadora

Um sucesso, diz médico de Lula sobre procedimento na cabeça para evitar novos sangramentos

Imagem de destaque
Análise

Opas se preocupa com aumento de casos de dengue, oropouche e gripe aviária nas Américas

Imagem de destaque
Está sob cuidados

Presidente Lula fará procedimento endovascular nesta quinta


Além disso, continua, não é possível fazer estudos com medicamentos homeopáticos nos mesmos moldes da alopatia. "Um dos pilares da homeopatia é a individualização do tratamento e do paciente. Não posso dar o mesmo princípio homeopático para um grande número de pessoas e esperar que vá funcionar da mesma maneira e comparar com um grupo de controle", explica.

Mas para céticos como Drauzio Varella, até para ser usada como terapia complementar a homeopatia precisa de mais evidências. "Na medicina moderna não cabem mais dogmas que não conseguem ser provados na prática."


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo