O novo Centro de Oftalmologia da Santa Casa de Paranavaí, inaugurado nesta quarta-feira (18), será referência de atendimento especializado para pacientes de 39 municípios do Noroeste do Paraná, que concentram quase 500 mil habitantes.
O Governo do Estado repassou recursos para aquisição de uma série de equipamentos para estruturar a nova unidade e também o Centro Cirúrgico da Santa Casa. O investimento foi de R$ 670 mil reais e permitiu que o Noroeste ganhasse aparelhos de última geração, disponíveis apenas em quatro cidades do Estado.
No Centro de Oftalmologia serão ofertados consultas, exames e cirurgias especializadas para o tratamento de catarata, retinopatia, glaucoma, estrabismo e outros problemas de visão. Também serão recebidos aqueles casos mais básicos, como testes do olhinho (para recém-nascidos) e prescrição de óculos. Os primeiros atendimentos já estão sendo agendados e a unidade passa a funcionar na segunda quinzena de janeiro.
Leia mais:
Pimenta diz não ver necessidade por ora de afastamento de Lula da Presidência após cirurgia
Com 1.176 casos de dengue, regional de Londrina lidera registros de dengue no Paraná
Lula evoluiu bem à cirurgia, está estável e conversa normalmente, dizem médicos
'Presidente encontra-se bem', diz boletim médico após cirurgia de Lula
"Este Centro Macrorregional é uma conquista importante para a região Noroeste. Com a ampliação da capacidade de atendimento da Santa Casa garantimos que a população tenha acesso a serviços especializados bem mais perto de casa", ressaltou o secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto.
A Santa Casa já mantinha um centro de oftalmologia dentro do hospital, que atendia pacientes da região de Paranavaí. A partir de agora, com o novo espaço próprio, o centro ampliará sua capacidade de atendimento e poderá receber também pacientes das regiões de Cianorte e Umuarama.
A expectativa é que a nova unidade realize cerca de 600 consultas básicas por mês, triplicando o número de atendimentos. Além disso, o número de cirurgias de catarata também será ampliado de 350 para 800 procedimentos ao ano.
Segundo o diretor clínico do hospital e coordenador do novo centro de oftalmologia, Rubens Filho, os novos equipamentos permitem que a unidade implante o tratamento de retina. Antigamente, os pacientes que necessitavam de cirurgias de retina no Noroeste eram encaminhados para Curitiba ou outros grandes centros. "A partir de agora, eles serão atendidos aqui e temos uma previsão de realizar pelo menos 150 destas cirurgias por mês", disse o coordenador.
Para 2014, já está prevista a implantação de um banco de olhos no hospital, essencial para que a unidade inicie seus trabalhos na área de transplante de córneas. "Com esses avanços será possível reduzir consideravelmente a fila de espera por cirurgias oftalmológicas e também transplantes", afirmou o superintendente de Gestão de Sistemas de Saúde, Paulo Almeida.
A implantação do centro de oftalmologia traz avanços também para a área acadêmica. O serviço é um dos requisitos para a criação de uma residência médica em oftalmologia, que já está em processo de planejamento por parte da Santa Casa. "O objetivo é trazer um curso de medicina para a cidade", explicou o prefeito de Paranavaí, Rogério Lorenzetti.