Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Alerta

Novo coronavírus pode favorecer complicações cardíacas

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
22 abr 2020 às 18:38

Compartilhar notícia

- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O novo coronavírus é um agente prejudicial ao coração e pode favorecer o aparecimento de complicações como miocardites, insuficiência cardíaca, isquemia, tromboses e infartos. O alerta vem da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), que monitora através de estudos as implicações que o vírus pode acarretar ao sistema cardiovascular.

Segundo a SBC, a maioria dos casos confirmados de Covid-19 e das mortes causadas pela doença ocorrem em pessoas portadoras de doenças cardíacas como a insuficiência cardíaca, hipertensão arterial e arritmias.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Diante desse cenário, o cardiologista do Centro do Coração de Londrina, Ricardo Rodrigues, reforça a importância de manter o tratamento e o acompanhamento cardiológico em dia como formas de prevenção ao coronavírus. "Aos hipertensos a recomendação é manter o uso das medicações de controle e também manter hábitos saudáveis, como a prática regular e orientada de atividades físicas, alimentar-se de forma saudável, evitar o cigarro e o estresse, e esses valem também para toda a população”, aponta o especialista.

Leia mais:

Imagem de destaque
Ministro da comunicação

Pimenta diz não ver necessidade por ora de afastamento de Lula da Presidência após cirurgia

Imagem de destaque
Balanço semanal

Com 1.176 casos de dengue, regional de Londrina lidera registros de dengue no Paraná

Imagem de destaque
Emergência

Lula evoluiu bem à cirurgia, está estável e conversa normalmente, dizem médicos

Imagem de destaque
Drenagem de emergência

'Presidente encontra-se bem', diz boletim médico após cirurgia de Lula


Rodrigues explica que o coronavírus pode favorecer a inflamação do músculo cardíaco e dos vasos sanguíneos. "E em avançando para esse quadro deixa o paciente mais suscetível a arritmias e danos ao músculo cardíaco e aos vasos”.


Alguns estudos mostram que há dano ao miocárdio em 7,2% dos pacientes internados em UTI com pneumonia por coronavírus, arritmias em 16,7% e insuficiência cardíaca em 23%. "Isso reforça a nossa tese de que o vírus é extremamente nocivo ao coração e vasos sanguíneos, por isso é tão importante reforçar os cuidados preventivos”, alertou Rodrigues.

Por fim, o médico lembra que ainda não há nenhuma medicação com eficácia comprovada no combate ao coronavírus e orienta que as pessoas sigam corretamente as normas de prevenção contra a Covid-19 sugeridas pelos órgãos de saúde, além de manter hábitos saudáveis.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo