Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
O que fazer

O trabalho está deixando você estressado?

Redação Bonde
10 fev 2012 às 14:56

Compartilhar notícia

- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A correria do dia a dia, trabalho, problemas, contas para pagar, cobranças, entre outros, normalmente se resumem a uma única palavra, que ouvimos ser repetida diversas vezes: estresse. Mas, diferente do que possa parecer, este é um problema verdadeiro, que acomete muitos brasileiros.

De acordo com psiquiatra credenciado da Paraná Clínicas Planos de Saúde Empresariais e Membro da Sociedade Brasileira de Estudos da Dor, Dr. Marcelo Maroni Saraiva, estresse é um conjunto de sintomas físicos e psíquicos que são ocasionados por um evento específico, externo ao indivíduo. "As causas do estresse são variadas, desde fatores profissionais, até familiares. Excesso de atribuições e metas no trabalho são causas comuns, por exemplo", destaca.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Para prevenir uma crise de estresse, segundo o Dr. Marcelo, é preciso saber dosar, com equilíbrio, as demandas de hoje, ou seja, compreender que para tudo há um limite de tempo e espaço, seja no papel do indivíduo em casa ou no trabalho. "Atividades físicas, um bom sono e lazer periodicamente são ferramentas essenciais na prevenção dos sintomas decorrentes do estresse", afirma.

Leia mais:

Imagem de destaque
Brasil

Ministério da Saúde amplia de 22 para 194 serviços voltados à população trans no SUS

Imagem de destaque
Estratégia inovadora

Um sucesso, diz médico de Lula sobre procedimento na cabeça para evitar novos sangramentos

Imagem de destaque
Análise

Opas se preocupa com aumento de casos de dengue, oropouche e gripe aviária nas Américas

Imagem de destaque
Está sob cuidados

Presidente Lula fará procedimento endovascular nesta quinta


Evitar a doença, no entanto, não é algo difícil. Pensar e refletir sobre os problemas, é um bom começo. Não ser impulsivo diante das dificuldades é uma condição essencial.


Por outro lado, se não controlar o estresse, as consequências para saúde são diversas. "Problemas cardiológicos, diabetes, dor crônica, sedentarismo, ansiedade e depressão são as causas mais comuns", explica Dr. Marcelo.

O ideal é buscar momentos de lazer e descontração para que estes problemas sejam evitados. Passar mais tempo com a família, encontrar tempo para descansar e viajar, são dicas simples, porém, valiosas.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo