Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Mudança geográfica

Óbitos por Covid no Brasil passam a atingir mais os de 50 anos

Folhapress
20 jun 2021 às 11:12
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Idade avançada e cidades grandes eram as variáveis que mais concentravam óbitos no início da Covid-19 no Brasil. Quinze meses depois do início da pandemia e com a marca de 500 mil vidas atingidas, a doença está espalhada por outras faixas, atingindo agora especialmente pessoas na casa entre 50 e 59 anos e cidades pequenas e médias.


A alteração no perfil de idade dos óbitos acompanhou o ritmo de vacinação, que começou em janeiro com a proteção dos mais velhos e que apenas mais recentemente começou a chegar à faixa dos 50 anos.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A mudança geográfica parece confirmar o temor de especialistas apresentado no início da pandemia de que equipamentos hospitalares mais escassos e precários fora dos grandes centros seriam um ponto crucial no combate ao vírus.

Leia mais:

Imagem de destaque
Entenda

Veto a procedimento de aborto legal já afeta atendimentos a meninas estupradas

Imagem de destaque
Recorde de mortes em um ano

Brasil tem média de 11 mortes por dia por dengue em 2024

Imagem de destaque
Entenda

Com envelhecimento da população, casos de câncer de próstata devem dobrar até 2040, diz estudo

Imagem de destaque
Saiba mais

Entenda como é o mecanismo de agravamento e morte por dengue


Também parece confirmar a preocupação dos epidemiologistas com a falta de barreiras de circulação de pessoas no país, que permitiram que o vírus se espalhasse facilmente a partir dos grandes centros (onde chegam voos internacionais, importante porta de entrada da doença, que foi identificada na China e atingiu a Europa na primeira etapa da pandemia).

Publicidade


Atualmente, 42% dos óbitos registrados são de pessoas que moram em cidades pequenas (de até 100 mil habitantes). Há um ano eram 21%. À época, o país tinha apenas 30 mil vidas perdidas pela Covid.
As cidades grandes, com mais de 1 milhão de moradores, passaram de 40% para 21% na participação dos óbitos no mesmo período.


Das variáveis analisadas pela reportagem sobre o perfil dos óbitos (idade, sexo, cor da pele, tipo de hospital de atendimento, tamanho da cidade e região do país), a faixa etária também contou com grande alteração ao longo da pandemia.
Em junho do ano passado, pessoas com mais de 70 anos representavam 56% do total de óbitos. No patamar acima de 80 anos, o percentual era de 28% (a maior faixa, considerando agrupamento a cada dez anos de idade).

Publicidade


Agora, as fatalidades acima de 70 anos representam a metade do registrado em junho do ano passado. A faixa acima dos 80 anos passou a representar apenas 14% dos óbitos.
Considerando o agrupamento de dez em dez anos, a faixa em que há mais óbitos atualmente é a entre 50 e 59 (26% das mortes).


A campanha de vacinação contra a Covid começou em janeiro, justamente pelos mais idosos. Atualmente, mais de 95% das pessoas acima dos 70 anos tomaram ao menos a primeira dose no país.
E menos de 10% daqueles entre 50 e 59 anos já receberam ao menos uma dose do imunizante –o percentual fica menor quanto mais jovem é a faixa etária.

Publicidade


A baixa cobertura vacinal de adultos mais jovens contrasta com o aumento de circulação de pessoas no país, o que facilita a circulação do vírus.
Segundo dados monitorados pelo Google, o movimento em locais de lazer e de compras hoje está 18% menor do que antes da pandemia. Esse percentual já foi de 76% de redução, em abril de 2020. A empresa de tecnologia monitora o deslocamento de aparelhos como celulares e tablets.
Se considerados os óbitos nas regiões do país, é possível notar uma grande variação ao longo da pandemia.


O Sudeste concentra hoje cerca de 50% das mortes pelo vírus. É a pior área, mas esse percentual ficou na casa dos 70% nos primeiros meses da pandemia. O Nordeste tem atualmente 17% dos óbitos, mas chegou próximo a 40% em maio do ano passado.
O Norte, que tem hoje perto de 4%, foi a mais de 20% no começo deste ano, quando eclodiu a crise no Amazonas, onde faltou oxigênio para pacientes internados.

Publicidade


O Sul teve dois picos de óbitos, em novembro de 2020 e março deste ano, quando concentrou mais de 25% dos óbitos do país. Atualmente, o percentual ainda está próximo desses máximos, com 20%.


No Centro-Oeste, agosto e setembro do ano passado foi o pior período na região, quando 17% das mortes do país estavam nessa área. Hoje são 9%.

Os dados utilizados pela reportagem para essa análise são do Ministério da Saúde, referentes ao período até o último dia 30 de maio (os dados posteriores a essa data ainda estão sujeitos a grandes mudanças).


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade